Secis inscreve até amanhã para última edição do Horta em Casa

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) deu início hoje (23) às inscrições para o processo seletivo da sexta e última edição do projeto Horta em Casa. As inscrições são gratuitas e se encerram nesta quarta-feira (24), às 23h59. Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher o formulário disponível no site www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/ e anexar as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência.

Serão selecionadas as 100 primeiras pessoas com documentações corretas, que sejam residentes de Salvador e tenham idade mínima de 18 anos. A lista completa com os selecionados será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na próxima semana e ficará disponível no site da Secis.

Ao todo, 500 kits de horta já foram distribuídos nas últimas cinco edições e cerca de 5 mil inscrições já foram registradas para participar do projeto. Assim como nas etapas anteriores, as pessoas selecionadas serão contempladas com um kit horta composto por jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes.

“Chegamos à última edição do projeto com o sentimento de alegria e de que plantamos uma semente importante da qual florescerão outras iniciativas semelhantes, proporcionando bem-estar aos cidadãos. Temos certeza que conseguimos despertar, em boa parte de quem construiu a sua própria horta através das aulas, uma consciência maior da importância de se ter uma alimentação mais saudável e de como esse movimento com as plantas e a terra são muito importantes para quem mora em centros urbanos como Salvador, principalmente nesse período de pandemia que ainda atravessamos”, afirma a titular da Secis, Edna França.

Capacitação — A capacitação dos selecionados para a montagem da horta, prevista para o início de dezembro, será realizada através de uma plataforma de videoconferência a ser disponibilizada pela Secis por meio de aplicativo de mensagens. Durante os treinamentos, serão abordadas as técnicas básicas do cultivo de uma horta em casa.

A equipe da pasta entrará em contato com os contemplados para informar o dia e o horário de entrega do kit e da capacitação. Além disso, a divisão por Prefeituras-Bairro será adotada para facilitar a logística de distribuição dos materiais.