Logo Prefeitura de Salvador

Secis instala segundo “Papa Plástico” na orla de Stella Maris

A praia de Stella Maris é o mais novo local a receber o “Papa Plástico”, instalado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) nesta segunda-feira (17). A iniciativa, prevista no Planejamento Estratégico da Prefeitura e pelo Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, propõe criar pontos de coleta de resíduos plásticos. 

Com formato alusivo a um peixe, a estrutura visa promover a consciência ambiental marinha na população. Um outro equipamento está na praia da Boa Viagem há um mês e a previsão é que mais um seja colocado na região de Itapuã. As localidades foram escolhidas por atrair milhares de banhistas aos finais de semana, o que acentua o acúmulo irregular de plásticos na areia e mar. 

De acordo com a titular da Secis, Marcelle Moraes, é necessário chamar a atenção dos cidadãos para a importância do descarte correto dos resíduos plásticos, mostrando como os materiais podem afetar e prejudicar não apenas o sistema ambiental, mas também o sistema econômico, turístico e produtivo. 

“Essas iniciativas visam contribuir para que os soteropolitanos despertem para a urgência de preservação dos oceanos e das vidas marítimas. Temos o propósito de dar continuidade durante o ano e estamos buscando apoio para que se tornem ações constantes em nossa cidade, que é reconhecida por suas praias incomparáveis e que precisam estar limpas, sustentáveis e atrativas”, explica a titular da pasta, Marcelle Moraes. 

Na última edição da megaoperação de limpeza promovida no mês passado pela Secis, “Praia Massa é Praia Limpa” foram recolhidos 146 quilos de resíduos sólidos poluentes na praia da Boa Viagem. O item recordista é a tampa de metal, comumente usada em garrafas de bebidas alcoólicas ou de refrigerantes.

Skip to content