Logo Prefeitura de Salvador

Secis promove Laje Talks sobre mudanças climáticas nesta terça (7)

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), prossegue com ações alusivas à Semana do Meio Ambiente com a realização de mais uma edição do Laje Talks. O evento, intitulado “Mergulhe no Laje: Os impactos nos oceanos”, acontece nesta terça-feira (7), das 18h às 21h, no terraço da sede da instituição, na Rua da Grécia, no Comércio. As inscrições podem ser feitas nas redes sociais da Secis.

O assunto da vez será os impactos das ações humanas no planeta, com destaque para as consequências do aquecimento global e das mudanças climáticas nos oceanos. A iniciativa constará de um bate-papo com diversos atores da sociedade, agentes inspiradores e especialistas em diversos assuntos relacionados à sustentabilidade. Estudantes, pesquisadores, academia, gestores públicos, startups e empresários especialistas no assunto estão entre os convidados para debater ideias e interagir com o público, que pode participar direcionando perguntas aos convidados.

A titular da Secis, Marcelle Moraes, explica que os resultados do aumento da temperatura terrestre já podem ser notados em diferentes partes do globo. O derretimento das geleiras e eventos climáticos como ondas de calor, seca, furacões, tsunamis, nevascas e inundações podem ocasionar a extinção de espécies animais e de plantas, além de prejudicar cidades e ilhas litorâneas densamente povoadas. 

“Uma elevação mínima do valor médio global da temperatura, devido a maior concentração de CO2 na atmosfera e mudanças nos gradientes térmicos espaciais, contribui para mudanças expressivas nos regimes de ventos, chuvas e outras trocas de propriedades entre o oceano e a atmosfera. O efeito dessas mudanças pode alterar significativamente o sistema de correntes e as propriedades físicas e químicas, colocando em risco o ecossistema marinho”, justifica.

Visita guiada – Ainda nesta terça, é possível realizar visita guiada à sede da pasta, que se destaca em meio aos imóveis existentes no Comércio devido à fachada verde de 200 m². A visita contempla o histórico da Secis e da sede no comércio, funcionamento da fachada verde e calçada arborizada, mobilidade ativa e benefício para servidores, gestão sustentável das águas, artes nas escadarias, visita ao primeiro andar e refeitório, visita ao segundo andar e sala de reunião inteligente, visita ao terceiro andar e sala Mata Atlântica, e finalização com um tour pelo terraço.

No terraço, local do evento, o espaço alternativo foi concebido para receber eventos em formatos menos convencionais. Longe de ar condicionado, mas perto de hortaliças, placas solares e de um criatório de abelhas sem ferrão, o local faz parte de um projeto arquitetônico e paisagístico voltado para a sustentabilidade, que envolve, entre outras iniciativas, a gestão sustentável das águas, eficiência e energias renováveis, e coleta seletiva, além do incentivo à mobilidade ativa e a não utilização de descartáveis.

Skip to content