Logo Prefeitura de Salvador

Secis lança projeto de Agroecologia Urbana de Salvador

A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) lançou, na manhã desta quarta-feira (30), o projeto de Agroecologia Urbana de Salvador, para impulsionar o desenvolvimento da agricultura urbana no município. O projeto vai capacitar cidadãos em agricultura sustentável, auxiliando a implantação de hortas comunitárias, voltadas para subsistência e geração de renda, em comunidades com vulnerabilidade social. 

A apresentação ocorreu na sede do órgão, no bairro do Comércio. Também estiveram presentes na ação representantes de instituições parceiras, a exemplo da alemã GIZ e Unilatus. 

O planejamento inaugural estará voltado para o diagnóstico da situação atual e estratégias de comercialização dos produtos, que serão cultivados. A proposta também está focada no mapeamento de áreas não edificantes, propícias para agricultura urbana e na elaboração do projeto de lei de apoio à agricultura urbana. 

A secretária da Secis, Edna Ferreira, afirmou que o projeto vem para contribuir com a economia local, gerando emprego e renda e trazendo sustentabilidade ao enfrentamento das mudanças climáticas. “O projeto surge a partir de iniciativas anteriores, como a Horta em Casa e Hortas Urbanas. É mais uma ação, que agora traz um viés diferenciado, para ser um espaço de convivência social e gerar renda para as famílias”, explicou. 

O projeto está alinhado com o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, que tem como principal meta neutralizar as emissões de gases de efeito estufa em Salvador, até 2049, e também com a Estratégia de Resiliência, em parceria com o ProAdapta e a GIZ. 

O assessor da GIZ no Brasil, Dennis Eucker, participou do lançamento através de vídeo e afirmou que é uma satisfação colaborar com a Secis, no fortalecimento da agenda local do clima. “É importante que grupos e comunidades sejam apoiados pela administração pública, garantindo acesso à infraestrutura. Estou feliz por termos ampliado a iniciativa e agradeço pela parceria com a Secis”. 

A consultora da Unilatus, Ticiana Mesquita, aproveitou a ocasião para destacar a implementação do conceito de agroecologia urbana na cidade. “Estamos passando por um processo de mudanças climáticas e é preciso agir. É primaz cuidar o mais rápido possível”, alertou.

Skip to content