Secretaria da Saúde promove ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) preparou uma programação especial para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. Com lançamento na sexta-feira (29), às 10h, na Estação Ferroviária da Calçada, o calendário montado pelo órgão visa sensibilizar a população de Salvador na prevenção da doença e também para a solidariedade, compreensão e aceitação.

Com o nome Estações da Prevenção, o projeto, desenvolvido pelas equipes dos Distritos Sanitários de Itapagipe e Subúrbio Ferroviário, acontecerá nas estações de trem da Calçada, Plataforma, Periperi e Paripe. Estão previstas ações educativas com distribuição de preservativos e realização de teste rápido anti-HIV com aconselhamento para a população.

Pela manhã, haverá apresentação da fanfarra e do grupo de teatro dos agentes comunitários do Subúrbio Ferroviário, seguidas da premiação dos alunos das Escolas Públicas do Programa de Saúde na Escola (PSE), vencedoras do concurso “Melhor Cartaz Alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids”. Ainda no turno matutino, o grupo de Hip Hop do GAPA participa do evento que, a partir do meio-dia, realizará atividades educativas, disponibilizando preservativos, além de testes anti-HIV e exposição dos cartazes dos alunos premiados.

O projeto estará na segunda-feira (02), na Estação Ferroviária de Plataforma; na terça-feira (03), na Estação Ferroviária de Periperi, e na quarta-feira (04), na Estação Ferroviária de Paripe, com atividades educativas e disponibilizando preservativos, folhetos e teste rápido anti-HIV, alem de exposição de cartuns alusivos ao tema DST/AIDS e apresentação teatral do grupo de teatro dos agentes comunitários de Saúde.

Entre 2007 e 2012, foram notificados em Salvador 3.246 casos de Aids, sendo 3.168 (97,5%) em maiores de 10 anos e 78 casos (2,5%) em menores de 10 anos.