Secretaria Nacional de Mobilidade e prefeitos agendam reunião técnica sobre o transporte público, anuncia Bruno Reis

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou nesta terça-feira (14) que na próxima semana será realizada uma reunião entre o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza dos Santos, e gestores da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo discutir possíveis ações do governo federal para minimizar a crise nacional do transporte público. O encontro contará com a participação de técnicos da pasta e da entidade municipalista.

“Vamos apresentar nesta reunião técnica as nossas sugestões, que passam pelo subsídio, desoneração da cadeia do transporte público, incentivos fiscais que precisam ser dados, financiamento para os entes públicos adquirirem os ônibus – em especial os elétricos, para reduzir o custo do sistema – como também uma linha diferenciada para aquisição de novos ônibus pelas empresas e um Refis dessas empresas, que estão todas quebradas”, disse o chefe do Executivo soteropolitano. O gestor está em Brasília, onde participa da 84ª Reunião Geral da Frente.

Segundo o prefeito, medidas como essas são necessárias para buscar o reequilíbrio do sistema de transporte, quebrado em todo o país. A expectativa, acrescentou, é de que ocorra alguma sinalização do governo federal ainda no primeiro semestre.

Nesta terça-feira, o evento da Frente Nacional de Prefeitos conta com debates sobre parcerias institucionais e projetos do órgão, políticas de habitação, sustentabilidade urbana e mudanças climáticas, financiamento das cidades e perspectivas para a repactuação federativa.

Na última segunda-feira, Bruno Reis também participou de debates sobre a reforma tributária com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e sobre os desafios da Educação no Brasil, com o ministro Camilo Santana. O prefeito da capital ainda participou de uma mesa sobre novas regras para as Compras Públicas e o Marco legal das Startup, com Esther Dweck, ministra de Gestão Pública e Inovação de Serviços Públicos.