Sedur promove mais de três mil vistorias com 48 interdições no fim de semana

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) prossegue com as ações de fiscalização na cidade, no intuito de garantir o cumprimento das medidas de combate à Covid-19 e proteção à vida. Com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar da Bahia (PM-BA), os agentes do órgão promoveram 48 interdições em diferentes pontos da cidade, com um total de 107 bairros vistoriados, durante o fim de semana (dias 26 a 28).

Os estabelecimentos funcionavam mesmo com o decreto em vigor que permite a abertura apenas de atividades essenciais, a exemplo de supermercados e farmácias. Foram interditadas uma barbearia, 30 bares, um comércio de rua menor que 200m², quatro comércios de rua maiores que 200m², quatro depósitos de bebidas, duas lanchonetes, duas padarias/delicatessen, três mercados e um restaurante.

Os agentes do órgão também dispersaram 13 aglomerações nos bairros da Fazenda Grande do Retiro, Santa Mônica, Ribeira, Dom Avelar, Pirajá, Macaúbas, Jardim Cajazeiras, Jardim Cruzeiro e Capelinha. Desde o dia 18 de março de 2020, quando as medidas tiveram início em Salvador, a Sedur já fez mais de 370 mil vistorias, com mais de oito mil interdições, 99 cassações de alvará e a dispersão de 741 aglomerações.

Tira o Pé da Areia – A GCM atuou no último final de semana com a operação “Tira o Pé da Areia”, realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Polícia Militar. No total, 100 agentes percorreram as praias da cidade, nos trechos entre Amaralina e Praia do Flamengo, Praia da Paciência e Porto da Barra, além das praias da Cidade Baixa e Subúrbio. Não foram registradas ocorrências graves e o número de pessoas que insistem em descumprir o decreto foi baixo. Os banhistas foram orientados e deixaram o local sem resistência.

Além disso, os guardas deram apoio à ação da Semop na Feira do Rolo, na poligonal que engloba a Baixa do Fiscal, Largo do Tanque e Rua Nilo Peçanha. Durante todo o domingo (28), 54 prepostos da Semop, GCM e Polícia Militar atuaram nas localidades, com apoio de 16 veículos. Foram feitas 22 apreensões, a exemplo de mesas e cadeiras, hélices de ventilador e facão.