Sefaz apresenta resultados de pesquisa de clima organizacional

A Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz) apresentou, na última sexta-feira (17) o resultado da pesquisa de clima organizacional, criada com o intuito de analisar o ambiente de trabalho, identificar os pontos fortes da pasta, entender o sentimento dos servidores em relação aos fatores que influenciam o engajamento e a motivação dentro do trabalho.

A pesquisa observou temas como trabalho, comunicação, equipe, liderança, capacitação, diversidade, assédio, reconhecimento e saúde. O levantamento será essencial para estabelecer melhorias na gestão e no desempenho das atividades visando garantir atendimento ainda melhor ao contribuinte.

O questionário anônimo foi disponibilizado em julho deste ano. Entre os participantes, 46% são pardos, 42% são mulheres, 29% têm idades entre 25 e 40 anos, 61% são funcionários efetivos, 98% não possuem deficiência, 40% possuem especialização e 75% não ocupam função de liderança.

Resultados – Conforme a pesquisa, o trabalho, ambiente e colegas são os pontos que tornam a Sefaz um local excelente para trabalhar. A segurança, no entanto, foi o ponto mais citado como algo a ser trabalhado. Em virtude disso, a Sefaz já tomou providências iniciais para garantir maior sensação de segurança e conforto para os servidores e terceirizados da pasta.

Entre as ações estão a disponibilização de um veículo para transportar com segurança os trabalhadores para os pontos de ônibus de melhor acesso e à estação de metrô do Campo da Pólvora. Além disso, também foi concluída a instalação da iluminação na entrada da Secretaria, com lâmpadas de Led, para assegurar mais tranquilidade nos acessos ao prédio.

De acordo com a titular da Sefaz, Giovanna Victer, é por meio da escuta e do diálogo que o ambiente interno será fortalecido e melhoraremos os resultados ao contribuinte e a sociedade.

“Nós temos a inteligência e o conhecimento para avançar de forma moderna, garantindo toda a legalidade e, com isso, inovar, resolvendo os desafios com a empatia e agilidade necessárias. Para melhorar a responsabilidade pública e o desenvolvimento da cidade temos que ter equipes de servidores que interajam, que respondam, que tenham essa visão orientada para o resultado e para o cidadão. São essas as qualidades de serviço público que os contribuintes e os moradores de Salvador demandam e que estamos construindo”, pontuou.