Logo Prefeitura de Salvador

Segunda etapa do “Qualificação Empreendedora” beneficia 750 pessoas

A segunda etapa do curso “Qualificação Empreendedora” teve início na manhã desta sexta-feira (16), em oito escolas municipais, beneficiando um total de 750 pessoas, atendidas pelo programa federal Auxílio Brasil. Com a intenção de promover a formação e qualificação dos cidadãos no empreendedorismo, o curso é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), pelo Programa Empreenda Salvador; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), dentro do Programa Nacional de Ensino Técnico e Acesso ao Emprego (Pronatec). 

A abertura das atividades ocorreu na Escola Municipal Ivone Vieira Lima, no bairro São João do Cabrito, no Subúrbio de Salvador, com a participação da diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, das equipes do Ifba e da unidade escolar. 

A gestora municipal vê o curso como uma oportunidade de entender a dinâmica do empreendedorismo, nas suas diversas formas. “Com o conhecimento adquirido no Empreenda Salvador, os alunos terão a possibilidade de fazer a diferença na sociedade, porque é com a qualificação que eles vão transformar suas vidas”, sinalizou. 

Moradora do bairro de São João do Cabrito, Tailana Fonseca já é empreendedora e acredita que o conhecimento adquirido no curso vai ajudar o seu negócio. “Espero ter mais organização, para que eu possa ser uma empresária de grande sucesso”, afirmou. 

A coordenadora dos Cursos de Extensão do Ifba, Paula Costa, define como positiva a parceria do instituto com o Município. “O curso vem atender a um ponto fundamental de envolvimento das comunidades no entorno das escolas, que é nossa base social de trabalho”.  

Desenvolvimento – As aulas seguem até 31 de novembro, somando uma carga horária de 160 horas. Os alunos vão receber orientação sobre o perfil empreendedor ideal para alavancar seus negócios ou começar a atividade, além de conhecimento sobre os diversos setores da economia, tendo como foco o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Durante todo o curso, será oferecido um auxílio estudantil no valor de R$75 semanais, destinados à alimentação e transporte. 

O conteúdo programático abrange os temas ‘Custo e Formação de Preços de Produtos e Serviços e a Relação com os Clientes e Uso de Redes Sociais’, ‘Como Abrir um Negócio’, ‘Como Negociar Bem’, ‘Melhoria da Qualidade e ‘Custo e Formação de Preços de Produtos e Serviços’. Além da Ivone Vieira Lima, as aulas da segunda etapa  serão ministradas nas escolas municipais Subúrbio 360 (Coutos), Dois de Julho (Trobogy), Novo Horizonte (Novo Horizonte), Eraldo Tinoco Melo (Sussuarana), Ricardo Pereira (Cajazeiras), Visconde de Cairu (Brotas) e Anfrísia Santiago (Cabula), contabilizando um total de 22 turmas.

Criado: 16 Setembro 2022

Skip to content