Logo Prefeitura de Salvador

Segunda noite do Réveillon Salvador 2014 bate recorde de público

 
A segunda noite do Réveillon Salvador 2014, entre a noite da segunda (30) e a madrugada desta terça-feira (21), superou a primeira em número de público presente na Praça Cairu, no Comércio. De acordo com cálculos da Polícia Militar da Bahia, cerca de 100 mil pessoas compareceram ao evento para curtir os shows de Muzenza, BaianaSystem, Nando Reis, Cláudia Leitte e Anitta. No dia anterior, o público registrado foi de 85 mil pessoas. Além do clima de paz, a organização e a localização da festa foram elogiadas por autoridades e artistas que participaram da festa.
 
 
O evento teve início por volta das 20h, com a batida marcante da banda afro Muzenza. Foi só o “esquenta” para a segunda atração da noite. Logo depois, o grupo BaianaSystem agitou a galera com a mistura de ritmos jamaicano, africano e brasileiro através da guitarra baiana. “Esse Réveillon está sendo um marco pra gente aqui, pois a gente pode comunicar com o público que vive na nossa região, em Salvador, que sente o lance do social, da geografia, de tudo o que é falado nas letras, e ainda no clima da virada de ano, com todo mundo com a energia de fazer um ano melhor e de deixar tudo o que não funcionou no ano passado. E nada melhor do que a música para entrar o novo ano com essa conscientização”, refletiu Russo, vocalista do BaianaSystem.
 
 
Terceiro a entrar no palco, Nando Reis colocou a galera pra cantar os hits da carreira, como “O Segundo Sol” e “Sei”, e ficou encantado com a escolha do local do show. “É uma honra estar aqui, adoro Salvador e tocar aqui nesse lugar maravilhoso e icônico da cidade, em frente ao Elevador Lacerda, ao Mercado Modelo, ao monumento de Mário Cravo. Acho lindo esse projeto de renovação, apesar de ser realizado em um local tão tradicional”, afirmou o cantor.
 
 
Uma das atrações mais esperadas do dia, a cantora Cláudia Leitte foi recebida com grande alvoroço pelo público e agitou a noite com o espírito “Claudinha Bagunceira”. “Eu amo a Cidade Baixa e quando vi o local cheio de gente, com essa estrutura toda organizada, fiquei muito feliz. O fato de eu estar aqui agora é especial, é a minha casa”, destacou a musa, que trouxe como convidado especial o pupilo Sam Alves, de quem foi técnica no The Voice Brasil e que acabou como vencedor da segunda edição do programa. O dueto entre ambos levou a galera ao delírio. “Pra mim é uma experiência nova, como não tenho experiência com shows então essa é a minha primeira participação para o grande público. É uma aventura conhecer a cidade e o público baiano pela primeira vez. É um lugar lindo, muito colorido e o assédio está sendo bem caloroso”, relatou Sam Alves.
 
 
Pra fechar a programação do segundo dia no maior alto astral, Anitta chegou no clima do “Show das Poderosas” e colocou todo mundo pra balançar ao som do funk. Os gritos dos fãs mostraram o carinho dos soteropolitanos pela carioca, que ainda trouxe a dançarina Leokret para atuar com ela no palco. “Estou superfeliz de estar aqui, me sinto sempre em casa em Salvador, os fãs são muito calorosos e fico sempre ansiosa pra voltar. A cidade tem uma visibilidade muito grande em outros estados, todos os lugares sempre comentam do Festival de Verão e Carnaval, então é uma honra pra mim participar do réveillon”, afirmou uma das novas musas do cenário musical brasileiro.
 
 
Estrutura – Sob o comando da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), órgãos municipais e estaduais traçaram estratégias ligadas à saúde, segurança, ordenamento de trânsito, transporte, limpeza e fiscalização de ambulantes. Em relação à segurança, o governo do estado garantiu um efetivo de quase 1,5 mil homens por dia, além de três bases da Polícia Militar (PM) nas imediações e uma central de flagrantes da Polícia Civil. Já no âmbito da Prefeitura, a Guarda Municipal vai atuar na proteção ao patrimônio público, além de dar apoio às ações dos órgãos municipais que atuarão na festa.
 
 
No âmbito da saúde, a Prefeitura disponibilizou 120 profissionais, uma ambulância do Samu 192 fixa e duas ambulanchas na Baía de Todos os Santos, em regime de plantão. Uma unidade móvel foi montada na Praça Cairu, com 16 leitos, onde irão trabalhar seis médicos e mais de 40 profissionais da equipe. Centro Histórico, Canela, Campo Grande e Avenida Centenário também contam com cobertura médica através da disposição de cinco ambulâncias de referência. Também foram transferidos os 42 pacientes que estavam sob cuidados nas nove unidades municipais de emergência para a rede hospitalar. Com isso, todos os leitos administrados pela Prefeitura estão disponíveis para atender ocorrências de urgência e emergência.
 
 
A Transalvador atua com 86 agentes de trânsito e transporte, 21 viaturas e seis motocicletas, além de dez guinchos. Foi criado um terminal provisório na Avenida Estados Unidos, no Comércio, para o embarque e desembarque de passageiros. 77 linhas de ônibus operam com pontos de parada ao longo da pista interna da Avenida da França. Ao todo, 489 veículos atuam com frota máxima, equivalente à de dias úteis, no dia 30, das 18h às 5h. Na virada de 31 para 1º, os ônibus vão operar das 18h até às 6h. No dia 29, das 18h às 5h. No dia 1º de janeiro, das 15h às 0h, a frota será de 343 veículos, equivalente à máxima de sábados. Veículos da frota reguladora estão a postos nas estações da Barroquinha e Lapa até o dia 1º. O Elevador Lacerda opera gratuitamente.
 
 
Cerca de 1,4 mil pessoas, entre encarregados, motoristas de operações, agentes de varrição, coleta, lavagem de vias estarão envolvidos na operação de limpeza do Réveillon, que abrange desde a área do Comércio, onde será realizada a festa, até os pontos onde haverá queimas de fogos. Além dos 32 banheiros contêineres que estarão espalhados em diversos pontos do Comércio, a Limpurb vai disponibilizar 300 sanitários químicos.
 
 
Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Coordenadoria de Fiscalização e Licenciamento, atua com 480 fiscais nos três turnos até o dia 1º, com apoio da Guarda Municipal. Foram credenciados 280 ambulantes para a festa, sendo 180 fixos e 100 volantes. As ações contam com apoio da Guarda Municipal. Apenas os trabalhadores licenciados poderão atuar, sob pena de apreensão das mercadorias irregulares. Também estará proibida a venda de produtos em espetos e vasilhames de vidro, assim como em precárias condições de higiene, conforme Portaria 200/2013, publicada no Diário Oficial do Município do dia 28 de novembro deste ano. Só é permitida a comercialização de bebidas dos patrocinadores da festa.
 
 
Programação – Nesta terça-feira (31), dia da virada, a partir das 19h, o cantor Saulo Fernandes fará o show de abertura para se despedir do ano de 2013. Às 20h30, teremos a bela voz de Gal Costa para encantar baianos e turistas. Às 22h, sobem ao palco Gil e Caetano, que farão um show especial para celebrar a chegada de 2014. Uma contagem regressiva será feita nos telões com imagens da cidade e 15 minutos de fogos anunciarão 2014. Ainda no Comércio, a festa vai terminar ao som da voz romântica do Arrocha, Pablo, que vai tocar até às 3h30.
 
 
Simultaneamente, um show de fogos acontecerá nos bairros da Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Ribeira, Periperi e nas ilhas de Paramana, Bom Jesus dos Passos e de Maré. Nesses locais, a duração dos fogos será de sete minutos.  
 
 
No dia 1º, a rainha do axé, Daniela Mercury comandará o projeto Pôr do Som, a partir das 17h30, no Comércio. Entre os seus convidados estão os afro Olodum e Ilê Aiyê.
 
Skip to content