Segundo ano do Restaurante Popular de Pau da Lima teve sabor de feijoada

O Restaurante Popular de Pau da Lima festejou o segundo ano de funcionamento com uma feijoada servida à população, nesta segunda-feira (30). Desde a inauguração, o equipamento social, que engloba o restaurante e um espaço para realização de cursos profissionalizantes, distribuiu mais de 280 mil quentinhas. Somente em 2022, foram 48 mil marmitas entregues aos cidadãos.

A manhã começou com a apresentação da banda de forró da Guarda Civil Municipal (GCM), levando o clima junino para o espaço e animando os presentes. Em caráter excepcional, nesta segunda-feira, 700 quentinhas de feijão preto com carne, arroz, farofa e salada crua de repolho foram entregues à população, acompanhadas de um bombom, tangerina e uma fatia de bolo, para celebrar a data.

Para o coordenador do Restaurante Popular de Pau da Lima, Rogério Oliveira, celebrar dois anos do espaço é um momento de muita alegria. “É gratificante vê-los felizes. Isso aqui virou uma família”.

Para Wilson Santana Neto, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), explicou que a comemoração motivou o cardápio especial. “Valorizamos a comida da nossa terra e da nossa cultura, através da alimentação”, disse.

Segurança alimentar – O coordenador lembrou que o restaurante foi inaugurado em um momento desafiador, no início da pandemia da Covid-19, evitando que muitas pessoas passassem fome. “Procuramos nos empenhar cada vez mais, para servir melhor a população, com a garantia da segurança alimentar”, assinalou.

Segundo a nutricionista da Cosan, Raquel Cabral, a feijoada foi escolhida por ser um prato diferente e que não sai muito no Restaurante Popular. “Como é uma data comemorativa, tem que ter uma surpresa boa no cardápio”.

O aposentado Vitor Novaes, 71 anos, aguardava na fila para receber a quentinha. Frequentador assíduo do restaurante de Pau da Lima, o morador de Sete de Abril elogiou o sabor e a garantia da refeição. “Tem gente que vai almoçar agora e depois só amanhã. Mata a fome de um monte de gente. Os funcionários são nota dez, todo mundo educado. Só não venho pra cá quando tenho médico, porque a comida daqui é balanceada, saudável, gosto muito”.

Pela terceira vez no restaurante, Milene Dias, de 28 anos, aprovou o atendimento. “Conheci através de minha mãe, não sabia que existia e estou achando ótimo integrar a comunidade na celebração”.

Funcionamento – O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30, na Avenida Aliomar Baleeiro, principal via da região, com alimentação em quantidade adequada e nutricionalmente balanceada, além de orientações para realizar a higiene pessoal. As refeições são gratuitas.