Logo Prefeitura de Salvador

Segundo dia da Copa registra seis atendimentos em postos de saúde

 

Balanço parcial indica que 62 atendimentos foram prestados até a noite de sexta-feira (13) através do plano operacional montado para garantir atendimento otimizado aos torcedores durante a Copa do Mundo em Salvador. Deste total, 46 foram registrados dentro da Arena Fonte Nova, e outros seis nos Postos Médicos Avançados (PMAs) montados pela Prefeitura: três na Avenida Mário Leal Ferreira, nas proximidades da Codesal, e outros seis na Barra. 

Não foram registrados atendimentos nos PMAs dos Barris e Campo da Pólvora. Dos casos registrados no estádio, não houve necessidade de transferência. Foram motivados, em sua maioria, por casos de cefaléia, entorses, ferimentos acidentais e distensões musculares. O balanço foi considerado positivo pelas equipes de saúde, uma vez que não foi registrada nenhuma ocorrência grave. 

Fora do perímetro do evento esportivo, um turista holandês com quadro de crise convulsiva foi atendido pelo SAMU 192 nas proximidades do Elevador Lacerda, sendo transferindo posteriormente para a rede hospitalar.

Prevenção: Foram realizados 72 testes para detecção precoce do vírus HIV. O serviço integra a Campanha Proteja o Gol, que visa estimular o diagnóstico precoce da doença. Não foram registrados casos positivos. Já foram contabilizados 124 exames realizados, com quatro casos positivos – todos encaminhados para os serviços de referência. 

Nesses dois dias de Copa do Mundo em Salvador, agentes comunitários de saúde também distribuíram materiais educativos e cerca de 36 mil preservativos, estimulando o sexo seguro. Os testes serão realizados no perímetro da Fan Fest, no Farol da Barra, em uma unidade móvel que atenderá das 12h à meia-noite.

 

Skip to content