Segundo dia de vacinação em Salvador prioriza profissionais de saúde

O segundo dia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador, nesta quarta (20), vai priorizar os profissionais de saúde. A campanha recomeça às 9h, no Hospital Martagão Gesteira, no Tororó, com a presença do prefeito Bruno Reis. Lá, serão 273 profissionais imunizados.

A estimativa é que 5,3 mil doses sejam aplicadas nesta quarta, contemplando trabalhadores de 18 unidades de saúde, a exemplo de hospitais de grande porte, UPAs e Gripários. Uma equipe formada por 30 vacinadores percorrerá as unidades para efetuar a imunização, que só termina por volta das 18h.

“Estaremos intensificando a imunização dos trabalhadores que estão atuando diretamente com os pacientes do novo coronavírus nesse segundo dia da campanha de vacinação. Esses profissionais atuam na rede de urgência e emergência da capital e em hospitais que contam com leitos exclusivos para atender pessoas com a Covid-19. Nós iremos até eles com equipes volantes”, destacou Doiane Lemos, subcoordenadora de Imunização da SMS.

Um cronograma será construído diariamente na capital, de acordo com a disponibilidade de vacinas. A cada nova remessa encaminhada ao município, a SMS ampliará a imunização dos grupos prioritários. A programação em Salvador segue a recomendação de uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde.

“Essa primeira remessa de vacinas encaminhada pelo Ministério Saúde será utilizada para reforçar, neste primeiro momento, a proteção dos profissionais da linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e os idosos dos abrigos de Salvador. À medida que novas doses cheguem na cidade, seja por envio do governo federal ou por aquisições da Prefeitura, seguiremos ampliando a implementação das fases, de acordo com o previsto em nosso Plano Municipal de Imunização”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.