Selo Literário João Ubaldo Ribeiro estimula jovens escritores

O Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, lançado nesta quarta-feira (26) pelo prefeito ACM Neto, será voltado, especialmente, para jovens escritores, além de permitir a publicação de antigos títulos. O evento para assinatura do decreto que institui o selo faz parte das comemorações pelo aniversário da cidade e foi realizado na Academia de Letras da Bahia e contou ainda com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, da filha do homenageado, Emília Ribeiro, e do presidente da Academia, Aramis Ribeiro.

O prefeito destacou durante o evento que o selo é uma das ações mais relevantes na área de cultura por ser algo permanente, que ultrapassa qualquer gestão. “Muitas obras daqui não conseguem alcance nacional exatamente pela falta de incentivo. Esse selo serve especialmente para estimularmos os primeiros passos dos mais jovens. Quem sabe não podemos, com isso, construirmos novos nomes? E se tem algo que nós sabemos fazer, e muito bem, e produção de arte e cultura”, afirmou Neto.

SELOJOAOUBALDO2703

O selo terá os objetivos de selecionar e publicar anualmente, a partir desse ano, uma coleção de obras inéditas por autores soteropolitanos, ou republicar obras relevantes da literatura local através de suporte impresso ou digital. Serão contemplados pelo menos cinco títulos em cada edição, abrangendo os gêneros Romance, Conto, Poesia, Dramaturgia e Infantil. A participação da sociedade para concorrer será feita através de edital, que terá periodicidade anual. A seleção das obras vencedoras de cada edição será feita por uma comissão de notáveis.

Guerreiro, que presidente a instituição responsável pela implantação do selo, destacou que essa é a primeira ação efetiva na área de literatura realizada por essa gestão. “Um selo ultrapassa gerações e governos, e é importante que se trabalhe as festas e outras ações. Isso vai estimular a produção de quem está começando e valoriza, inclusive, o hábito da leitura através do livro, que é algo insubstituível”. O secretário Bellintani acrescentou: “não haverá retrocessos com essa iniciativa”.