Logo Prefeitura de Salvador

Seman reforça ações de limpeza nos canais durante Operação Chuva

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) vem reforçando uma série de ações em diversos pontos de Salvador, dentro da Operação Chuva, de modo a reduzir os danos causados pelas precipitações comuns nesse período entre abril e junho. Para evitar alagamentos e também combater as arboviroses (dengue, zika e chikungunya), os prepostos do órgão realizam ações periódicas de limpeza e dragagem dos rios, riachos e córregos que cortam a cidade. 

Somente nos primeiros meses de 2021, mais de 15 ações de limpeza já foram realizadas ou estão em execução no município. Dentre os locais beneficiados estão o Rio Trobogy, em Patamares, e os canais do Bairro da Paz; Terracom, em Valéria; Saboeiro, em Narandiba; e na Rua da Creche, em Castelo Branco, contabilizando uma extensão de quase 4km. 

De acordo com o secretário da Seman, Luciano Sandes, as ações de limpeza são continuadas e atendem a uma programação prévia. “A duração de cada intervenção é variada e depende da extensão do rio ou canal. Infelizmente, por conta do despejo de esgoto indevido nos canais, aumenta a proliferação de algas e outros microrganismos que contribuem para a infestação de mosquitos, pernilongos e muriçoca”, disse. 

Este problema, segundo a Seman, é ambiental e sazonal, pois é verificado em determinadas épocas do ano e geralmente ocorre após os períodos de chuva. Isso faz com que os mosquitos se reproduzam em locais onde as águas se encontram paradas e poluídas por fossas e esgotamento sanitário. 

Outro problema comum nas ações de limpeza é o material constantemente retirado dos canais, a exemplo de sacos plásticos com lixo, sofás, colchões, sucatas, pneus e até carcaças inteiras de veículos. Esse montante, descartado de forma irregular pela população, acaba obstruindo as redes de drenagem que, no período chuvoso, provoca alagamentos e até mesmo o retorno desse lixo acumulado à superfície. 

Solicitações – O trabalho da Seman é realizado durante todo o ano. Existe uma programação prévia que pode variar de acordo com a necessidade ou emergência de cada local. Os serviços do órgão podem ser solicitados através do Fala Salvador pelo número 156, pelo site www. falasalvador. ba. gov. br e também pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão.

Skip to content