Semana Boca de Brasa prossegue com culinária, música e audiovisual até domingo (15)

A Semana Boca de Brasa, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), prossegue neste sábado (14) e domingo (15) em Salvador com uma intensa programação cultural, celebrando a “Potência das Quebradas”, produção realizada nas periferias da capital baiana. Toda a programação, que reúne os resultados dos projetos contemplados pelos editais Espaços Culturais Boca de Brasa e de Ocupação e Dinamização dos Espaços Culturais, pode ser acompanhada presencialmente – seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 – ou pelo canal do Boca de Brasa no YouTube.

Hoje (14), as atrações tiveram início às 9h, com as Aulas Online do Boca de Brasa: Canto (Coletivizando Cajazeiras); Teatro de Cordel (Olhar 360); Dança Zumba (Remonta); e Empoderamento feminino, corpo e dança (Casa do Sol). Já ao meio-dia, é a vez do afrochef Jorge Washington trazer o Culinária Musical Especial, direto da Casa do Benin (Pelourinho), com as participações do Grupo Quinteto, Andrea Moraes e Mestre Timbó, Dão, Mário Ulhoa e Irma Ferreira, com apresentação de Fábio Santana. O prato do dia é a moqueca de ovo, uma das tradições da cidade.

Às 17h, é a vez do Boca Livre abordar “A Potência do Audiovisual das Quebradas”, ao vivo do Espaço Boca de Brasa Cajazeiras. O encontro reúne Marize Urbano (Coletivo Periférico de Cinema) e Daniele Souza (Coletivo Saturnema), com mediação de Lecco França (Muncab).

Às 19h, também pelo Boca de Brasa Cajazeiras, acontece o Cineclube Boca de Brasa com o filme “Sonoplástia”, de Marize Urbano.

Domingo – A programação do domingo (15) começa às 9h, com as Aulas Online do Boca de Brasa. Será o momento do público aprender a fazer o Arrumadinho de Bacalhau e Requeijão de Castanha, dentro do projeto Culinária Musical, e o Carré de Cordeiro, pelo Alimento da Alma. Também acontecem as aulas de Circo, promovida pelo Circo Picolino, e de Percussão, ministrada pelo grupo Quabales.

Às 17h, o Boca Livre entra no ar a partir do Boca de Brasa Subúrbio 360 (Coutos), trazendo o tema “A Potência da Rede Boca de Brasa”. Os convidados são Conceição do Amor Divino (Casa do Sol), Jean Cardoso (Quabales), Robson Mol (Circo Picolino), Jamile Coelho (Muncab), Fernanda Paquelet (Coletivizando Cajazeiras), Fabrício Cumming (Remonta) e Fernando Marinho (Olhar 360). O encontro será mediado pelo presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Depois de cinco dias de atividades, o encerramento da Semana Boca de Brasa acontece às 19h, com o Palco Aberto Boca de Brasa – Mostra Final, direto do Boca de Brasa Subúrbio 360. A mostra final reúne vários artistas das comunidades contempladas e terá apresentação de Carol Alves e Fabrício Cumming.