Semana da Diversidade movimenta Salvador a partir de segunda (28)

O ano atípico provocado pela pandemia de Covid-19 preocupou, mas não inibiu as ações da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), por meio do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno e do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros – CMLGBT+. A partir de segunda-feira (28), começam as atividades referentes à celebração da Semana da Diversidade LGBT+ na capital baiana, sempre em conformidade com as medidas de segurança sanitária.

As ações vão até o dia 30 com lives e palestras em diversos campos, como saúde, jurídico e social, além da exposição Com Orgulho, realizada com curadoria da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e que reúne obras de artistas plásticos como Kátia Cunha, Jamile Macedo, Hamilton Lima e Leonel Mattos. Como ocorre tradicionalmente em datas relevantes, monumentos como a fonte luminosa, localizada na Praça da Sé, terão iluminação nas cores do arco-íris, em referência à causa LGBT+.

Marcelo Cerqueira, coordenador municipal de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT, explica que, apesar do momento, o evento terá também ações presenciais, seguindo as medidas necessárias de segurança sanitária. Nas atividades realizadas no auditório do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, no Rio Vermelho, o limite é de 40 pessoas.

“Muito do que planejamos, de forma presencial, foi prejudicado por conta da pandemia. Por isso, vamos realizar duas palestras presenciais a respeito da diversidade etária – vida depois dos 60 anos -, focando no planejamento da vida na melhor idade. Também teremos um debate a respeito do tratamento ginecológico para esse público. Além disso, haverá uma exposição contando a história do movimento LGBT no mundo e na Bahia, que completa 40 anos, com o GGB (Grupo Gay da Bahia)”, relata.

Cerqueira lembra ainda que Salvador já é palco de conquistas históricas. Uma delas é o decreto municipal que criou o Centro de Referência LGBT+, que atua nos campos psicológico, social e jurídico, a partir da participação de profissionais que atuam tanto com quem sofreu algum tipo de discriminação como ao lado das famílias dessas pessoas.

Programação – Semana da Diversidade em Salvador

Dia 28 (segunda-feira)

14h – Abertura da Mostra Coletiva de Artes Plásticas Com Orgulho.

De 28 a 30/6

18h – Iluminação nas cores do arco-íris.

Locais: fontes luminosas das praças da Sé e 2 de Julho (Campo Grande) e fachada da Câmara de Vereadores de Salvador.

Dia 29 (terça-feira)

13h – Palestra “Atendimento ginecológico às pessoas transexuais”, com Dra. Jaqueline Espírito Santo.

Dia 30 (quarta-feira)

13h – Roda de Diálogo – Diversidade etária “A vida LGBT+ depois dos 60 anos”, com o antropólogo da Ufba, Luiz Mott.

Local: Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno – Rio Vermelho

19h – Live: Você conhece a Lei Teu Nascimento?

Mediador: Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros – CMLGBT+

Transmissão: Página @cmlgbt no Instagram