Semana da Sustentabilidade é realizada até sábado (25)

Atividades de distribuição de mudas, exposição de ações sustentáveis e oficinas do projeto Horta em Casa fazem parte da Semana da Sustentabilidade em Salvador. A ação, que acontece até sábado (25), é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e o Shopping Center Lapa.

As atividades são totalmente gratuitas e abertas ao público, com o objetivo de apresentar algumas soluções de prática sustentável para serem aplicadas, diariamente, e estimular o plantio de árvores na cidade. A exposição ainda terá doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, a partir da troca de 1kg de alimento não perecível, que será entregue a instituições de tratamento de pessoas com câncer.

A secretária da Secis, Edna França, esteve presente nas atividades e destacou a importância da ação. “Estamos desenvolvendo ações e trazendo informações para as pessoas, no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou. Ainda durante a iniciativa, a gestora da pasta ressaltou a necessidade da participação da população nas ações que visam reduzir impactos ambientais.

Como parceiro das atividades da semana da sustentabilidade, o projeto So+ma está com um estande montado no local, orientando o cidadão a fazer o descarte correto dos resíduos não orgânicos e auxiliando no cadastro da Casa So+ma, um contêiner que permite o depósito de resíduos e ganhar pontos para trocar por benefícios.

A coordenadora da Casa So+ma, Iania Pereira, destacou o apoio que o programa tem na semana da sustentabilidade. “Ações como essa são fundamentais, em razão de conscientizar as pessoas para a questão sustentável, mudar os hábitos e ter um mais verde em nossa cidade. A So+ma tem esse propósito alinhado à Secis”, destacou.

“Nós sabemos dos problemas ambientais, como plásticos em oceanos e resíduos descartados incorretamente. Temos a expectativa de trazer resultados positivos para todo o meio ambiente”, explicou a coordenadora.

Fazendo a troca do alimento não perecível por uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica, o analista de sistemas Tasso Alves, de 44 anos, agradeceu a oportunidade. “Eu apoio ações voltadas para natureza e para a sustentabilidade. Acredito que essas iniciativas deveriam acontecer com mais frequência, para conscientização de toda a população”, defendeu.

Confira a programação:

Quarta-feira (22): Oficinas de Ação Climática, às 11h / Horta em Vaso, às 14h.

Quinta-feira (23): Oficinas de Ação Climática, às 11h / Horta em Vaso, às 14h.

Sexta-feira (24): Oficinas de Horta em Vaso, às 11h / Reciclagem/Leve, às 14h.

Sábado (25): Oficinas de Reciclagem, às 10h / Horta em Vaso e Ação Climática, às 14h.