Semana do Adolescente discute maioridade penal

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio de seus parceiros, começou nesta terça-feira (17), na sede do ministério Público, em Nazaré, a 10ª Semana do Adolescente. O evento, que segue até sexta-feira (20), e tem como tema Juventude, mostre a sua cara, vai reunir profissionais das áreas de saúde, educação e serviço social e adolescentes. Segundo os organizadores, o objetivo é compreender a adolescência, superar o preconceito e construir uma agenda participativa para o desenvolvimento integral dos adolescentes.

O evento ocorre todos os anos sempre em uma data próxima ao Dia Municipal do Adolescente (21 de setembro). Na abertura, realizada pela manhã, a coordenadora da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem, Maria José Nery, destacou que a capacitação dos profissionais visa melhorar a qualidade do atendimento prestado ao adolescente.

Um dos principais pontos a serem discutidos por esses profissionais será a proposta da redução da maioridade penal. “Esse é um tema que vem sendo debatido cada vez mais e é muito importante abrir a discussão com os profissionais que atuam diretamente com os adolescentes”, afirmou a coordenadora.

Além técnicos da SMS, o encontro tem também a participação de representantes das secretarias municipais da Educação, da Promoção Social e da Reparação, do UNICEF, Projeto Axé, além da Secretaria da Saúde do Estado, Fundação da Criança do Adolescente (Fundac) e TV Pelourinho.

A secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento, também participou da abertura do encontro e destacou que, na Prefeitura, todos os órgãos atuam de forma articulada, e em parceria com outras instituições, na abordagem dos problemas da cidade. “Na defesa da criança e do adolescente, a soma das parcerias tem se tornado cada vez mais importante, porque as dificuldades são muitas”, enfatiza a secretária.

Ao longo do evento, cerca de 500 jovens provenientes da rede municipal de ensino e de organizações parceiras da SMS participarão de 14 oficinas que abordarão temas diversos como autoestima, doenças sexualmente transmissíveis, respeito à diversidade, racismo e cidadania.

No último dia, os participantes pretendem entregar a Agenda dos Adolescentes de Salvador ao prefeito, com recomendações de ações estratégicas e políticas públicas no campo da promoção do direito à educação, saúde, proteção e participação social. Pela tarde, os adolescentes vão apresentar o que foi discutido nas oficinas em uma linguagem lúdica e criativa. O encerramento acontece no auditório da Federação Espírita do Estado da Bahia, em Brotas.