Logo Prefeitura de Salvador

Semana do Bebê destaca cuidados com a primeira infância em Salvador

Os primeiros seis anos de vida são fundamentais para todo o desenvolvimento futuro do ser humano. O que acontece nesse período tem repercussão na vida inteira, seja em termos de crescimento, desenvolvimento, comportamento, sucesso na vida pessoal ou no trabalho. Pensando nisso a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) está realizando mais uma edição da Semana do Bebê.   

As atividades foram iniciadas no último dia 25 e vão até a próxima quarta-feira (31), com o tema “Cuidado Integral com o Bebê”. Para conhecer toda a programação da Semana do Bebê de Salvador 2022, os interessados podem acessar o site www.semanadobebeemsalvador.com.br , a página Semana do Bebê de Salvador, no Facebook, ou pelo Instagram @semanadobebe.salvador.  

A semana do bebê tem o intuito de mobilizar os diferentes setores da sociedade – famílias, governo, setor privado, organizações comunitárias, universidades e outros — para discutir temas relacionados à gravidez e aos primeiros anos de vida, em especial a garantia dos direitos da primeira infância. De acordo com Fernanda Lordêlo, secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude do município, o evento acontece desde 2014, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem o objetivo de reforçar a importância da primeira infância.   

“A Prefeitura tem investido cada vez mais em políticas públicas para o desenvolvimento integral da primeira infância, a exemplo dessa parceria com o Unicef. Além disso, buscamos agregar o maior número de secretarias municipais possível para reforçar as atividades que irão tratar sobre o bebê, seus primeiros momentos e a importância deles para o desenvolvimento cognitivo da criança”, contou a gestora.  

Segundo Helena Oliveira, coordenadora do Unicef para os estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais, essa é uma estratégia de mobilização social muito importante para incentivar e estimular a primeira infância e colocar a criança de zero a seis anos como prioridade na implantação e desenvolvimento de políticas públicas.   

“Esse deve ser um momento de reflexão da população soteropolitana para os cuidados com a primeira infância. Essa é uma fase da vida estratégica, única e fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Então, celebramos a Semana do Bebê como um conjunto de ações que vão ressaltar a importância em priorizar a primeira infância no desenvolvimento infantil e pensar a criança de zero a seis anos como prioridade nas políticas públicas”, explicou.   

Parcerias – Além do apoio do Unicef, o evento conta com participação ativa das secretarias municipais de Saúde, Educação e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), bem como da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio da Escola de Enfermagem e da Escola de Saúde Pública da Bahia, e outras organizações da sociedade civil. 

Origem – A Semana do Bebê começou em 2000, no município de Canela (RS), liderada pelo psiquiatra infantil Salvador Celia. Em 2010, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação do Unicef “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa sistematização, a Semana do Bebê passou a ser realizada em outras regiões do Brasil e também está presente em outros países. 

Criado: 26 Agosto 2022

Skip to content