Logo Prefeitura de Salvador

Semana do Meio Ambiente leva atividades a vários pontos de Salvador

Para sensibilizar os soteropolitanos sobre a importância da preservação ambiental na cidade e no planeta, a Prefeitura realiza, até dia 11 de junho, diversas ações em alusão à Semana do Meio Ambiente. As atividades serão promovidas em vários pontos da cidade, como Periperi, Bonfim, Itaigara, Stella Mares, Escolab Subúrbio 360, Espaço Colabore e parques da Cidade, São Bartolomeu e Pedra de Xangô. 

“Iremos promover uma série de ações intersetoriais com o intuito de fortalecer e fomentar uma cultura sustentável em nossa cidade. Também será um momento de debates e discussões em torno de temas voltados principalmente para implantação de negócios de impacto socioambientais, que ajudarão ao crescimento econômico da nossa capital de forma sustentável com incentivo do uso de energias limpas e renováveis”, explicou a titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes. 

Um veículo da Caravana da Mata Atlântica percorrerá bairros de Salvador para distribuir cerca de 500 mudas de plantas nativas.  A estratégia acontecerá nesta quarta (1º), no Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras; na quinta (2), na Praça da Revolução, em Periperi; e na sexta (3), na Praça do Bonfim, na Cidade Baixa. No sábado (4), a iniciativa ocorrerá no Parque da Cidade, no Itaigara; e no domingo (5), no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio. 

Debates – A Semana do Meio Ambiente também contará com um painel de debates para o crescimento econômico sustentável da cidade. Nesta quinta (2), estudantes, pesquisadores, acadêmicos, empresários, gestores públicos e startups discutirão iniciativas para o fomento do desenvolvimento sustentável da capital baiana no Espaço Colabore, no Parque da Cidade. O evento será transmitido ao vivo pela conta do Instagram da Secis e também terá um estande para distribuição gratuita de mudas. 

Já no dia 7, no terraço da sede da Secis, no bairro do Comércio, acontecerá o Laje Talks. O evento reunirá diversos atores da sociedade e pessoas inspiradoras para troca de experiências relacionados à sustentabilidade. O evento será gratuito e os interessados deverão fazer a inscrição prévia nas redes sociais da Secis. 

Poucas pessoas sabem, mas assim como acontece na Praia do Forte, no litoral norte do estado, Stella Mares também é um importante ponto de desova das tartarugas marinhas na Bahia. Com o apoio do Projeto Tamar, no próximo sábado (4), das 8h às 10h, moradores, estudantes, comerciantes e empresários da região participarão de um bate-papo sobre os cuidados ambientais. A iniciativa visa fortalecer a adoção de medidas simples para diminuir os efeitos das ameaças sobre o ciclo de vidas das tartarugas marinhas. 

Praia Limpa – A Semana do Meio Ambiente também será marcada por mais uma edição da Praia Massa é Praia Limpa. A iniciativa ocorrerá na Praia de Boa Viagem, na Cidade Baixa, no dia 11, entre 8h às 12h, reunindo voluntários e servidores da Prefeitura para uma ação de limpeza na faixa de areia e no mar. Em 2021, a ação coletou mais de 320 quilos de resíduos sólidos das praias do Parque Marinho da Barra, Porto da Barra e Farol da Barra.

Escolab – A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Secis, organizou uma programação especial com apresentações artísticas, oficinas e o lançamento da 4ª edição da revista Turminha Sustentável. O evento acontecerá na Escolab Subúrbio 360, em Coutos, na próxima segunda (6), nos turnos matutino, das 9h às 11h, e vespertino, das 13h30 às 16h.   

Com o tema “Uma Só Terra”, a ação tem como foco uma vida sustentável em harmonia com a natureza. A atividade trará aspectos importantes sobre a Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972. Durante o evento, serão realizadas apresentações artísticas e oficinas de reuso, plantio de mudas da Mata Atlântica e gamificação Corrida Sustentável. 

A programação também traz o lançamento da Revista Turminha Sustentável, com o tema “Mudanças do Clima 4ª Edição – na Rede Municipal de Educação”. O autor Will Leão fará uma sessão de autógrafos, no local. As atividades serão encerradas com apresentação do Coral Escolab Subúrbio 360, que trará músicas de temática ambiental. 

Exposição – Até a sexta-feira (3), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com o artista plástico Gilson Cardoso, exibirá exposição de móveis recicláveis no térreo do edifício do Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA), situado na Praça de Serviços, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A exposição faz parte da Feira de Sustentabilidade 2022 em reflexão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), proposta pelo Tribunal da Justiça.

A feira ainda conta com estandes e alguns parceiros, como Instituto de Biotecnologia da Ufba e a Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais (Abam), que abordarão sobre práticas de sustentabilidade na sede.

Entre os dias 6 e 10 de junho, a exposição estará no refeitório e foyer do teatro do campus Tancredo Neves da Unifacs. A exposição fará parte da Mostra Pedagógica “100 anos de arte moderna”, que conversa sobre temas de direito, cidadania e sustentabilidade. 

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma das datas mais importantes para nós. Poder levar essa exposição a locais como o TJ e a Unifacs é uma grande oportunidade de mostrar à população que os resíduos vistos como ‘descartáveis’ podem se tornar uma belíssima obra de arte, como são os móveis expostos. Além de proporcionar uma reflexão sobre o descarte e o consumo consciente”, afirma o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

 

Skip to content