Semdec e UFBA promovem curso de educação financeira para MEIs

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), vai promover um curso sobre capacitação financeira, voltado para Microempreendedores Individuais (MEIs). A atividade é inteiramente gratuita.

As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/Aehy5LBX9xKn2gpC6 até o dia 6 de março. Serão oferecidas 60 vagas neste semestre. Caso o número de interessados seja superior ao de vagas, a seleção se dará através de sorteio.

As aulas ocorrerão na Escola de Administração da Ufba, no Vale do Canela. Serão dez encontros presenciais, a partir de 26 de março até 18 de junho, sempre aos sábados, das 8h às 12h.

Coordenado pelo professor Roberto Brazileiro Paixão, o curso abordará um conjunto relevante de conceitos de finanças para a gestão de negócios. Com o objetivo de promover a capacitação financeira de MEIs, foi montada uma didática diversificada em termos de estratégias de ensino, com aulas expositivas, estudos de casos (indústria, comércio e serviços), discussões práticas, compartilhamento de vídeos, material didático escrito, jogos e exercícios.

O curso está estruturado em cinco módulos: visão do patrimônio, visão do resultado, visão do fluxo de caixa, empréstimos e financiamentos e obrigações fiscais. Todos os módulos estão voltados para a aplicação dos conceitos, possibilitando que o MEI efetivamente melhore sua gestão financeira.

Empreenda Salvador – De acordo com a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, o curso faz parte do programa Empreenda Salvador, que vai promover ações direcionadas a empreendedores soteropolitanos. “A parceria entre gestão pública e universidades locais é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade. Essa é a primeira parceria com a Ufba, mas já temos também com outras universidades”, destacou.

Segundo Maria Eduarda, 320 pessoas são atendidas em média por mês, no Centro do Empreendedor Municipal (CEM), no Comércio. “Nós percebemos no atendimento que elas têm vontade de se qualificar, por isso serão várias as ações neste sentido. Já temos uma procura grande do público pelo novo curso”, afirmou.