Logo Prefeitura de Salvador

Semdec lança projeto para fomentar empreendedorismo no ambiente acadêmico

Com a intenção de fomentar a cultura empreendedora na cidade e criar conexões entre o estudante universitário, o empreendedorismo e a população, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) está lançando o projeto Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Empreendedorismo (Lide). O projeto faz parte do Programa Salvador Tech Criativa e é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Departamento de Biotecnologia do Instituto de Ciência e Saúde (ICS), e o Centro Universitário Uniruy – Wyden. 

Segundo a gestora da Semdec, Mila Paes, o projeto tem o objetivo de estimular a criação de startups e empresas de base tecnológica, que resolvam problemas presentes no município. “O Lide prevê parcerias enriquecedoras, que vão contribuir para a dinâmica da economia da cidade, trilhando uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, aliando conhecimento e soluções de negócios inovadores, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo, promoção da qualidade de vida e geração de emprego e renda”, afirmou. 

Para participar do projeto, o aluno universitário precisa estar na fase final de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a sua pesquisa deve ter ideias inovadoras e potencial para negócios em seu conteúdo. A inscrição para o Lide é gratuita e pode ser feita até o próximo domingo (20), por meio do site https://projetolide.my.canva.site 

Nascedouro – O projeto tem caráter permanente e está aberto a parceria com outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sempre com o intuito de estimular os estudantes a desenvolverem habilidades inovadoras e empreendedoras, criando uma conexão com o mercado investidor. 

“O Lide é o nascedouro de um novo olhar da Prefeitura para o fortalecimento do empreendedorismo na cidade. A proposta é de aproximação com o setor acadêmico, para o apoio à formação de mais empreendedores. É mais uma etapa na criação e fortalecimento dessa nova economia, na qual, junto com a academia, é possível promover desde TCCs empreendedores até inovação aberta. É, sem dúvida, mais um passo rumo a uma cidade mais empreendedora e, consequentemente, economicamente mais forte”, declara Mila. 

Coordenador do curso de biotecnologia da Ufba, Astério Pessoa Neto conta que sempre foi um desafio enorme aproximar academia e mercado de trabalho, por isso abraçou o projeto assim que o conheceu. “Não é só pelo empreendedorismo, mas pelas soluções interessantes propostas para Salvador. O trabalho é intenso no sentido de estimular os estudantes a participarem, desenvolvendo suas ideias e TCCs mais empreendedores e menos academicistas. O objetivo é fazer com que os estudantes tenham uma perspectiva de vida, que não seja apenas aquela de ser só empregado, mas também empreendedor”. 

A professora do curso de Biotecnologia da Ufba, Andréa Gusmão, lembra que, muitas vezes, o aluno entra no curso de graduação, tem uma grande ideia que poderia ser aproveitada, mas essa ideia acaba morrendo por falta de apoio. “A intenção é unir a Prefeitura, as universidades e as empresas privadas, na elaboração de uma série de treinamentos e propostas, que valorizem os projetos de TCC dos alunos e as ideias inovadoras. Ao mesmo tempo, dar suporte a essas grandes ideias, selecionando as melhores, validando-as e buscando parcerias para que elas aconteçam de fato, trazendo benefícios para a sociedade, para a universidade e para a população em geral”, diz. 

Coordenador dos cursos de engenharia e tecnologia do Centro Universitário Ruy Barbosa, Vitor Andrade reitera a necessidade de pesquisas mais empreendedoras e práticas. “Queremos mudar esse cenário do academicismo muito teórico, para uma coisa mais prática para os nossos alunos. O projeto da Prefeitura veio como uma luva, abrindo o horizonte para os alunos, que ficaram empolgados. Alguns que já estavam elaborando trabalhos de conclusão com viés empreendedor, na área de tecnologia, não sabiam como caminhar depois dali. O projeto abriu a possibilidade de expandir suas ideias além da academia”. 

Estruturação – O projeto Lide possui quatro pilares: o TCC Empreendedor, com a seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso que possuam ideias inovadoras e com potencial empreendedor; Desafios, Empresas e Governo/Inovação Aberta, com a formação de grupos de estudantes universitários, que serão convidados para propor soluções sobre problemas pontuais indicados pela Semdec, de acordo com as suas habilidades; Suporte às Ideias Inovadoras, que visa o apoio ao cidadão comum que deseja empreender uma ideia inovadora e Educação Empreendedora, voltado para a promoção de palestras, seminários, hackatons e workshops, para a capacitação e desenvolvimento do potencial empreendedor. 

O diretor do Salvador Tech, Leandro Lima, ressalta que todas essas iniciativas devem produzir, no mínimo, produtos e serviços viáveis e, consequentemente, empresas inovadoras. Além disso, todos os projetos serão avaliados e o melhor deles será premiado com a incubação na Cubos Ventures.

Criado: 18 Novembro 2022

Skip to content