Logo Prefeitura de Salvador

Semdec oportuniza participação de jovens e adultos em processos seletivos de empregos 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Semdec) participou da 3º Feira de Oportunidades, promovida pela Unidade Educacional Grau Técnico na sede da instituição, no Jardim Baiano, nesta quarta-feira (19). A iniciativa faz parte da estratégia de potencialização dos programas de desenvolvimento econômico, empregabilidade e capacitação da Prefeitura, para qualificar jovens e adultos da capital baiana, preparando-os para o mercado de trabalho e garantindo a participação dessas pessoas em processos seletivos de emprego,  

Através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), foram disponibilizadas cerca de 50 vagas de emprego, sem a necessidade de comprovação de experiência profissional, para os participantes do evento. Além disso, quem passou pela feira também pôde aprender a organizar e aperfeiçoar o currículo profissional, bem como tirar dúvidas sobre a melhor forma de se comportar em uma entrevista de emprego.  

Foram também abordados temas relacionados a comunicação, redação, oratória, com as palestras do Programa Simm Prepara, que visa capacitar os candidatos naquilo que dificultou a conquista do emprego, anteriormente. 

Chance – Na esperança de garantir uma vaga para a seleção de emprego, Jéssica Lima, de 27 anos, moradora de Plataforma, atualmente desempregada, conta que chegou cedo ao local. “Recebi o informativo por mensagem, vim tentar uma vaga para seleção e consegui. Estou sendo encaminhada para uma imobiliária, para concorrer a uma vaga de corretora de imóveis. É uma nova oportunidade que me deixou muito feliz, inclusive, porque mesmo sem ter experiência na área eu poderei participar da seleção”, conta a jovem. 

De acordo com a titular da pasta, Mila Paes, a participação na feira é excelente oportunidade para a divulgação e fortalecimento do trabalho desenvolvido pela gestão municipal, além de ser um momento de mobilização para estimular as pessoas a conhecerem mais sobre a geração de emprego e renda, empreendedorismo e desenvolvimento econômico. “É também uma forma de capacitar e qualificar essas pessoas, para que elas estejam aptas ao mercado de trabalho e até mesmo direcionar esses indivíduos a uma vaga de emprego, que seja coerente com o seu respectivo perfil profissional”, explica a secretária. 

A gestora reforça ainda que a qualificação profissional é necessária, tanto para aquelas pessoas que ainda buscam o primeiro emprego, quanto para o empregador. “Só é possível evoluir através do processo de qualificação. Um outro ponto para se tratar é que as pessoas, na maioria das vezes, ficam presas a qualificação técnica. Hoje, um dos mais importantes diferenciais no trabalho é o equilíbrio socioemocional e a boa postura. As atitudes executadas no ambiente de trabalho como ter uma boa comunicação, trabalhar em equipe, manter a postura profissional, ter facilidade de se relacionar e ouvir são pontos fundamentais”, pontua.   

Reportagem: Letícia Silva/Secom 

Skip to content