Semdec promove oficina de gastronomia para preparo de bolos e tortas

Bolos ‘red velvet’ e quatro leites, torta sertaneja e mistura fina com camarão e bacalhau. Estas são algumas das receitas de confeitaria passadas às 20 alunas da trilha de gastronomia, do programa Treinar para Empregar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). O curso gratuito, realizado em parceria com o Senac Aquidabã, tem carga horária de 62 horas e, além do preparo das receitas, também aborda empreendedorismo digital, geração de renda, finanças pessoais e como definir o preço de venda, para produtos alimentícios.

A supervisora de Qualificação da Semdec, Sinara Batista, conta que o objetivo do curso é gerar fonte de renda, na área do mercado de bolos e tortas, em Salvador. “Pela facilidade de empreender, a procura é grande. São cursos em que as vagas se esgotam rapidamente, atraindo bastante o público feminino”, explica. Esse é o quarto curso na área de gastronomia, promovido pela secretaria e, ainda neste semestre, serão abertas mais duas turmas, uma delas na área de panificação.

A coordenadora do Senac, Quelen Costa, afirma que o curso promove educação profissional para as mulheres, desenvolvendo o aprendizado em produção de alimentos, através das trilhas, estimulando nas alunas o espírito empreendedor. “Aqui elas aprendem manipulação e boas práticas, desenvolvendo assim habilidades, com certificação do Senac”.

Moradora do Chame-Chame, Edileuza Santiago, de 48 anos, ficou sabendo do curso através da associação do bairro. “Está agregando conhecimento para mim e todas que estão aqui. Eu tinha muita dificuldade com salgados, mas o curso está me ajudando bastante. Já aprendi a fazer merengue suíço, tortas salgadas, estou gostando e indico”.

Vinda do bairro do Imbuí, Amanda Oliveira, de 24 anos, ficou sabendo do curso através de amigas. “Eu já trabalho com bolo, mas são bem simples. Quero me especializar em tortas, pois não tenho muita experiência. É importante se renovar, se atualizar, aperfeiçoar, colocar tudo em prática, poder vender mais e ajudar na renda da casa”.

Inscrição – Para participar do Treinar para Empregar é preciso ter ensino fundamental incompleto e idade mínima de 18 anos. O cadastro pode ser feito através do link www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov. br/common/index.php.

O atendimento no dia e horário agendados é on-line, via WhatsApp. Por isso, é necessário informar no cadastro um número de telefone ativo. É preciso ainda apresentar documento de identificação com foto (RG ou CPF), comprovante de residência em Salvador, além de endereço de e-mail.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom