Semdec promove oficina de gastronomia para preparo de panetone

Já pensando nas festas de final de ano, o programa Treinar para Empregar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), promoveu uma oficina de panetones, na manhã desta quarta-feira (16). Em quatro horas de atividade, ocorrida na sede do Senac Aquidabã, a turma formada por 14 alunos aprendeu na prática como preparar e manusear o alimento em três versões: tradicional, chocotone e salgado. Os participantes receberam certificado ao final.

A instrutora de Educação Profissional do Senac, Sônia Moreno, ressaltou que as pessoas estão mais informadas sobre empreender e, com isso, o interesse pelo curso aumenta. “Estamos ensinando aos alunos, além do processo do fazer, como eles podem ganhar uma boa renda. Os cursos mais procurados, além do panetone, são os de pão delícia, pizza, geladinho gourmet, doces finos, bolos tradicionais e ovos de Páscoa”.

O microempreendedor Alexsandro Santos, de 37 anos, está sempre em busca de novos conhecimentos. Ele contou que terminou recentemente um curso de eletricista predial e, como gosta de gastronomia, viu nas redes sociais a respeito da oficina e decidiu se inscrever. “No momento, meu objetivo é agregar mais conhecimento e, no futuro, quem sabe, trabalhar na área, desenvolvendo e tendo uma renda a mais. Eu sou apaixonado por panetone, então já não compro mais, vou fazer o meu próprio e, quem sabe, vender”.

Aos 46 anos, a auxiliar de cozinha Mirian Mendes ficou sabendo do curso também através das redes sociais. “Quando tentei me inscrever, não tinha vaga, mas eu insisti e como houve uma desistência, consegui participar hoje da aula. Como já trabalho nessa área, esse curso agrega ainda mais. É uma renda, um ganho a mais para sustentar a família”.

Para participar dos cursos da Semdec, é preciso ter ensino fundamental incompleto e idade mínima de 18 anos. O atendimento no dia e horário agendado é on-line, via WhatsApp. Por isso, é necessário informar no cadastro um número de telefone ativo. É preciso ainda apresentar documento de identificação com foto (RG ou CPF), comprovante de residência de Salvador, além de endereço de e-mail. O cadastro pode ser feito através do link http://www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br/common/index.php .

Criado: 16 Novembro 2022