Logo Prefeitura de Salvador

Semge promove palestra sobre aposentadoria saudável para servidores

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge), através da Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), promoveu, na manhã desta quinta-feira (5), a palestra “Aposentadoria: prioridades da vida para ser bem vivida”, com o psicólogo e professor José Carlos Zanelli. 

O encontro aconteceu no Centro Cultural da Câmara, na Praça Municipal, abordando temas como saúde, finanças, tempo livre e aposentadoria prazerosa, voltado para os servidores que estão planejando a aposentadoria. A palestra propôs a análise de prioridades e escolhas para a aposentadoria, como uma etapa no processo final da carreira, ou de transição para o pós-carreira, com esclarecimentos e orientações sobre a construção do plano individual de aposentadoria. 

“Muitos que trabalham e idealizam a aposentadoria não cuidam da questão financeira, da saúde de uma maneira global, além dos aspectos psicológico, social e econômico”, afirmou o professor Zanelli. Por isso, segundo ele, o foco do trabalho é o psicossocial.

“A aposentadoria tem que ser algo prazeroso, por isso trazemos as diversas atividades que podem ser feitas enquanto aposentado, orientando sobre a tomada de consciência, para uma aposentadoria saudável e produtiva”, explicou. 

Vida melhor – Servidora da Prefeitura há 42 anos, Suzete Carvalho comentou que a aposentadoria é algo que muda o ritmo de vida. “Temos que tomar uma decisão consciente para não se arrepender. Depois do curso espero mudar minha visão, com uma perspectiva de vida melhor. Achei ótimo esse evento, parabenizo a equipe porque foi algo que, para mim e para os colegas, ajuda a preparar mesmo, especialmente a parte financeira”. 

Com mais de 30 anos de Prefeitura, Márcia Siqueira também esperava tirar uma boa lição do encontro. “Eu estou perto de me aposentar, e achei importante participar para saber aproveitar, na aposentadoria, o que aprendi no meu tempo de serviço. Espero sair daqui com o conhecimento de como lidar com essa nova fase, sabendo que um dia trabalhei e fui recompensada por todos os anos de gestão pública”. 

O secretário Thiago Dantas afirmou que a valorização é um princípio da gestão municipal. “Dentro da estratégia de capacitação, a secretaria traz atividades voltadas para o servidor que está próximo de se aposentar, ou que tem interesse em partir para um novo ciclo. É uma iniciativa que espero que todos aproveitem e tirem um aprendizado”, destacou o titular da Semge. 

Planejamento – O diretor de Gestão de Pessoas da Semge, Gustavo Moris, lembrou que a maioria dos servidores não possui um planejamento de vida, avaliando que essa ausência poderá representar um fator de risco. Isso porque a interrupção de atividades praticadas durante muitos anos, aliada ao rompimento de vínculos e hábitos cotidianos, representam importantes mudanças no estilo de vida pessoal e social do trabalhador que irá se aposentar.

“Pensando nisso, realizamos pesquisas sobre palestrantes sobre o tema e chegamos ao nome do professor Zanelli, que é psicólogo, especializado na área”, explicou. 

Skip to content