Seminário celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Salvador (Comped), em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o Ministério Público e a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), realizou, na quinta-feira (1°), um ciclo de palestras sobre Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade. O encontro aconteceu no auditório do Ministério Público, em Nazaré, e fez parte da celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no último sábado (3).

Com o tema “Por um mundo inclusivo, acessível e sustentável”, a iniciativa teve a finalidade da discussão acerca da temática para possibilitar uma sociedade mais sensível às pessoas com deficiências. Durante a programação aconteceu uma explanação sobre o Comped e o papel do conselho, seguida de uma apresentação do grupo “Opaxorô” e das palestras “Contexto do dia internacional da pessoa com deficiência”, “Mobilidade urbana” e “Acessibilidade Digital”.

“Esse seminário tem a proposta de celebrarmos as conquistas da pessoa com deficiência, principalmente porque, hoje, nós temos um estatuto que vem legitimar essas pessoas dentro dos seus direitos. No município de Salvador, estamos nessa perspectiva de realizar a inclusão ampla para todas essas pessoas”, disse a diretora do Comped, Silvanete Brandão.

Para o diretor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da (Sempre), Wagner Andrade, o encontro é uma celebração de avanços de luta e inclusão da pessoa com deficiência. “É importante celebrar cada passo dado, sabemos que há muito o que avançar ainda, mas se estivermos juntos e unidos em prol deste mesmo propósito, promoveremos uma sociedade mais inclusiva e de mais oportunidades”, disse.

Participando da atividade, o ativista Jerônimo Guedes, de 51 anos, ressaltou sobre a importância do evento para a causa PCD. “Precisamos lutar pela inclusão da pessoa com deficiência em todas as esferas sociais, porque é um direito de todos e todas. É necessário o incentivo do fomento pela causa, seja ela na prática cultural, esportiva, ou em qualquer outra esfera”.

O coordenador pedagógico da Smed e ativista também da causa PCD, Antônio Carlos Barbosa, reforçou que é necessário discutir e observar o que é feito pela sociedade, principalmente quando se trata de políticas públicas para pessoas com deficiência. “Toda iniciativa que aborda e discute temática do nosso segmento, tão discriminado e com dificuldades, é importante. Ainda possuímos um grande número de pessoas PCD que vivem na invisibilidade, precisamos avançar muito mais nas políticas públicas para que essas pessoas e todas as outras tenham as mesmas oportunidades”, destacou.

Criado: 05 Dezembro 2022