Seminário discute qualidade da Educação Infantil em Salvador nesta sexta (4)

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), realiza nesta sexta-feira (4), o Seminário Indique Salvador – Compartilhando Resultados. O evento, que ocorre das 8h às 12h, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, no Itaigara, reunirá as duplas gestoras (direção e coordenação) das 221 unidades escolares da rede municipal que oferecem Educação Infantil. Com participação do secretário da Smed, Marcelo Oliveira, o encontro focará nos resultados, estratégias e planos de ação desenvolvidos no âmbito do projeto Indique Salvador.

Fruto do Salvador Social Fase 1 – uma parceria do Banco Mundial com a Prefeitura, o Indique Salvador tem como objetivo atingir a meta de alfabetização na idade certa na rede municipal. Os trabalhos foram iniciados em março de 2022 com os processos formativos das duplas gestoras e a atualização e a reativação do Sistema de Monitoramento, com avaliação da qualidade da oferta da Educação Infantil.

Entre abril e julho deste ano, a metodologia avaliativa foi aplicada, englobando sete dimensões, como a qualidade física e estrutural das escolas, aspectos relacionados a recursos humanos, propostas pedagógicas, condições de trabalho, entre outras. A diretora pedagógica da Smed, Adenildes Teles, explica que esse processo identifica pontos a serem aperfeiçoados internamente, pela Gerência Regional ou pelo órgão central da Secretaria.

“Com isso, temos todos os instrumentos para definir estratégias que proporcionem a melhoria da qualidade do ensino na Educação Infantil, a base que reflete em todo o desenvolvimento da vida escolar, da educação formal”, afirma.

Indique – O Indique Salvador é uma autoavaliação participativa da qualidade da oferta da Educação Infantil na rede municipal de ensino. Do total, 219 escolas (duas estão em reconstrução) participaram do processo de avaliação e monitoramento, bem como, as dez Gerências Regionais e as diretorias da Smed, elaboraram um plano de trabalho.

Os documentos estabelecem ações, definem responsáveis e prazo para a solução das demandas identificadas durante o diagnóstico. Os planos de ação terão o status atualizado a cada trimestre até a conclusão.

“As ações construídas no âmbito do Indique Salvador e todo o processo de desenvolvimento e implementação contribuem para a melhoria dos resultados no atendimento, aprendizagem e consequentemente no aumento do percentual de crianças alfabetizadas na idade certa, no 2° ano de escolarização, que é o objetivo principal do projeto”, diz o titular da Smed.

Segundo Oliveira, a meta “Escolas Municipais de Educação Infantil Monitoradas pela Smed” já foi atendida. Com isso, o Banco Mundial desembolsou do Salvador Social Fase 1 o valor de R$46,8 milhões, que equivalem a 91,3% do total de recursos do projeto. Estão em andamento os trabalhos da segunda meta, “Percentual de escolas municipais e conveniadas que oferecem Educação Infantil com feedback do monitoramento fornecido pela Smed”, que resultará no recebimento dos recursos restantes, equivalentes a R$30 milhões.

Criado: 03 Novembro 2022