Logo Prefeitura de Salvador

Seminário marca abertura oficial do Novembro Azul na capital baiana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, na terça-feira (8), o seminário de abertura oficial do Novembro Azul – mês de conscientização a respeito das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A programação foi realizada no auditório 2 da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Públicas – Campus Cabula, para profissionais e colaboradores da pasta. 

A iniciativa objetiva a troca de experiências entre os trabalhadores e capacitá-los para acolher melhor os pacientes do sexo masculino nas unidades de saúde de Salvador, além de marcar as ações do Novembro Azul no município. Sob a temática “Ampliando a saúde do homem e salvando vidas no trânsito”, o seminário foi marcado por painéis e palestras. A abertura do encontro contou com a participação da subsecretária da SMS, Edriene Teixeira; do coordenador da Atenção Primária à Saúde da SMS, Abdon de Oliveira Brito; e da diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Andréa Salvador. 

Palestras e painéis – Logo após a cerimônia de abertura do seminário, ainda pela manhã, foi ministrada uma palestra sobre “Mobilidade Segura: Uma estratégia para atingir a sustentabilidade”, seguida de dois painéis, sendo o primeiro com apresentação sobre o Programa Vida no Trânsito de Salvador, e o segundo sobre “Práticas exitosas na Educação para o trânsito: Salvador em perspectivas”. 

Já pela tarde, houve mostra dos painéis sobre o “Panorama do câncer de próstata em Salvador”, e da “Apresentação do fluxograma de investigação de suspeita de câncer de próstata”. Outros temas abordados foram “Disfunção Erétil: Avaliação e possibilidades de tratamento”, “Planejamento reprodutivo e masculinidade”, “Sexualidade Masculina e Subjetividade: Reflexões necessárias” e “Enfrentamento da IST no contexto da Atenção Primária à Saúde”. 

Uma das palestrantes, a enfermeira Jéssica Nunes, técnica do Campo Temático de Doença Renal Crônica da Coordenadoria de Atenção Especializada à Saúde da SMS, reforçou a importância da qualificação para os profissionais. “É muito importante que todos tenham conhecimento de qual conduta ter no momento de atendimento ao usuário em que esteja com suspeita de câncer de próstata, ou qualquer outro tipo de doença, e que se apropriem do que tem em nossa rede. Para nós, é prioridade que os usuários tenham acesso à nossa rede de maneira precoce e eficiente no tempo mais rápido possível”, disse. 

Para o enfermeiro do Distrito Sanitário de São Caetano/Valéria, Pedro Moura, a atividade foi bastante proveitosa. “É importante, nós, profissionais, recebermos uma qualificação e participarmos de um seminário a esse nível. Assim, teremos respaldo de repassarmos as informações necessárias para colegas que não puderam estar presentes, fazendo assim um atendimento de qualidade e humanizado para a população masculina neste Novembro Azul”. 

Atendimentos – Ao longo de todo mês de novembro, a SMS ampliará a oferta de serviços e exames especializados nos postos de saúde, multicentros e no Hospital Municipal. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consultas médicas e odontológicas, realização de testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, prevenção ao câncer de próstata, combate ao tabagismo e tuberculose e encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia. 

Cerca de 30 vagas serão ampliadas, entre consultas especializadas e exames, para acolher o público masculino, nos Multicentros de Saúde Carlos Gomes, Liberdade, Vale das Pedrinhas e Amaralina. As marcações acontecem via posto de saúde para urologista e cardiologista, além de ultrassonografias de próstata, abdômen total, aparelho urinário e de testículo. 

Hospital Municipal – Com foco nos exames de imagem, a unidade hospitalar ampliará as vagas de ultrassonografias da próstata (via abdominal e transretal). Para ter acesso ao serviço, é necessário que o interessado faça a marcação prévia exclusivamente nos postos de saúde do Distrito Sanitário Cajazeiras. A lista dos postos pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br .

Skip to content