Logo Prefeitura de Salvador

Seminário on-line discute Casa das Histórias de Salvador

A Prefeitura irá realizar nesta terça-feira (31), às 17h, um seminário on-line para apresentar a proposta da Casa das Histórias de Salvador. O espaço será o 1º Centro de Interpretação do Patrimônio no Brasil e terá como diferencial o fato de funcionar em uma casa interligada ao Arquivo Público Municipal, no Comércio. Todo o acervo do arquivo, que está sendo restaurado e digitalizado integralmente, servirá de conteúdo para que a casa se mantenha sempre atual e atrativa.

O projeto da Casa das Histórias é realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com recursos do Prodetur, e tem curadoria de Marcello Dantas. O seminário acontecerá em uma plataforma fechada e os interessados deverão efetuar inscrição prévia por meio do link www. casadashistoriasdesalvador. com. br/seminario/

A proposta do evento é apresentar o conceito do espaço aos soteropolitanos para que a Casa das Histórias seja construída de forma colaborativa. Deverão participar do seminário pesquisadores, estudantes, acadêmicos e atores sociais de diversos segmentos.

Após o seminário, o público receberá um questionário para contar sobre qual seu conhecimento sobre a cidade e de que forma gostaria de contribuir no processo de mapeamento do repertório que será abordado no espaço. A ideia é que com base das respostas coletadas por meio deste questionário e da demonstração de interesse do público, sejam realizados posteriormente workshops temáticos, seminários com grupos focais e entrevistas para discutir temas estratégicos que serão trabalhados na casa.

A turismóloga e especialista do Prodetur, Simone Costa, explicou que a Casa das Histórias será dinâmico, inclusivo e deverá fomentar pesquisa e experiências na cidade. “Ao contrário de museus e outros espaços ele não se esgota na sua estrutura física. O principal papel do espaço será conversar com a cidade e o cidadão. A Casa não vai trazer informações prontas, vai te instigar a querer descobrir mais informações e vivenciar a cidade. Além de trazer informações sobre toda a nossa história, vai induzir a experimentar Salvador, sair da estrutura física e conhecer outros equipamentos culturais. Ele se fortalecerá nessa rede”, detalhou.

Revisitar a história – Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores composta por historiadores, sociólogos, arquitetos, arquivistas está trabalhando arduamente com o acervo para que parte dele subsidie o conteúdo da casa. Mas, para iniciar o debate, já há um conceito preliminar que será avaliado pela população.

Para o primeiro pavimento da Casa das Histórias de Salvador foi pensada a temática “Gente”, que traz como proposta abordar a história de pessoas que fizeram e construíram Salvador e a relação delas com a Baía de Todos-os-Santos e o Recôncavo Baiano. No segundo andar a ideia é falar sobre “Território”, trazendo aspectos de como a cidade começou, quais as suas transformações ao longo dos anos e quais os atores sociais que contribuíram para termos o acervo cultural que temos hoje. Já no último pavimento a temática proposta será o “Tempo” e como ele rege a cidade marcada por festividades.

Skip to content