Semit realiza qualificação sobre Programa de Combate ao Racismo Institucional

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), promoveu, na tarde da última quinta-feira (18), a discussão sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). A ação foi realizada no auditório do Parque Social, no bairro do Itaigara, e contou com a participação dos colaboradores da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel).

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a capacidade do setor público na identificação, prevenção e enfrentamento do racismo Institucional. A ação faz parte das atividades promovidas pela gestão em alusão ao Novembro Negro.

A integrante do Comitê do PCRI da Cogel, Márcia Duarte, ressaltou a importância da iniciativa. “O racismo está presente em nosso dia a dia. Nós, enquanto colabores da gestão municipal, temos a preocupação de estar discutindo sobre esse tema, que deve ser abordado em qualquer oportunidade”

Durante a qualificação, foram apresentados os indicadores do PCRI em cada órgão municipal desde o início da gestão. A qualificação foi ministrada pelo coordenador de Projetos e Políticas da Semur, Alison Sodré.

“O mês da Consciência Negra é um marco reparatório em um país onde ainda enfrentamos diariamente o racismo, o preconceito e todas as formas de discriminação. Devemos ser vigilantes e atuantes, pois, em uma sociedade racista, o nosso 20 de novembro é uma rotina aos 365 dias do ano”, disse Sodré.

As ações de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura Municipal de Salvador são coordenadas pela Semur, por meio do Comitê Técnico de Combate ao Racismo Institucional e pelos Núcleos Internos do PCRI nos órgãos. Cada órgão municipal da cidade possui um núcleo de ações internas que realizam atividades de combate às práticas de racismo institucional de cada setor.