Logo Prefeitura de Salvador

Semob inicia vistoria de veículos de transporte escolar nesta segunda (14)

Quem realiza atividades de transporte escolar deve ficar atento ao início das vistorias dos seus veículos. A ação começa nesta segunda-feira (14) e prossegue até o próximo dia 31, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), nos Barris.

A previsão é de que sejam feitas 870 vistorias. Para o procedimento, o motorista deverá apresentar o cartão de identificação, comprovante de residência, licenciamento do veículo atualizado, habilitação do condutor na categoria D, pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV.

Além disso, serão observadas as condições de higienização e de tráfego, estado de conservação do veículo, controlador de velocidade (tacógrafo) – já devidamente aferido pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) -, equipamentos de segurança, como extintor de 4 kg, macaco, triângulo, chave de roda e a câmera de ré.

Em caso de descumprimento das documentações, ou identificado algum tipo de inadequação, o motorista terá um prazo de dez a 30 dias para solucionar o problema e solicitar novamente a vistoria à Cotae. “Todos os motoristas que trabalham com serviços de transporte escolar devem realizar a vistoria”, alerta o coordenador de Transportes Especiais, Dilmar Copque.

Ele ressalta a importância de pais e responsáveis ficarem atentos e apenas contratarem o serviço com a fiscalização em dia. “O solicitante pode verificar se o transportador tem cadastro na Prefeitura, ligando para a Cotae, no número (71) 3202-9244, e informando o nome completo do prestador e informações do veículo. Confirmados os dados, ele terá a garantia de que o transporte está devidamente cadastrado e vistoriado”, informa.

Reforçando o combate à prática de transporte clandestino, o coordenador ainda destaca que diversas blitze têm sido realizadas neste sentido, desde o início do ano letivo.

 

Skip to content