Logo Prefeitura de Salvador

Semob orienta mulheres sobre desembarque fora do ponto de ônibus

Na última terça-feira (8), data em que foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realizou, na Estação da Lapa, mais uma ação de orientação para as usuárias e motoristas do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador (STCO). A abordagem tem como intuito informar sobre a medida em vigor na capital baiana, desde dezembro passado, de que as passageiras podem solicitar o embarque e desembarque fora dos pontos de parada cadastrados nos itinerários dos ônibus que circulam pela cidade, no período das 21h às 5h do dia seguinte. 

A iniciativa visa proporcionar mais segurança para as passageiras em horários de menor movimento na cidade. A ação foi liderada pela agente de transporte Eliane Santana, que falou sobre o procedimento. “Orientamos as pessoas diariamente sobre essa medida, especialmente os motoristas de ônibus, para que as mulheres possam desembarcar o mais próximo de casa possível, dentro do itinerário e do horário permitido. Além disso, a Prefeitura tem divulgado a medida na televisão e nas redes sociais, com um reconhecimento muito positivo da população, sobretudo do público feminino”, disse. 

Após ser abordada pelos agentes da Semob, a marisqueira Carlândia de Jesus, 48 anos, avaliou que a norma é uma providência de segurança muito importante. “É mais do que justo. Venho do Comércio para a Lapa todos os dias e só chego em casa depois das 21h. Sabemos que as ruas já estão desertas nesse horário. Minha irmã já foi assaltada de noite, num ponto de ônibus do Vale do Canela, depois do expediente. Então, é uma ação necessária para nós”, comentou. 

Motorista de ônibus há um ano e meio, Gilmar Vargas dirige na linha 1005 – Praia do Flamengo x Lapa. Ele contou que, antes mesmo da liberação, já parava o ônibus fora do ponto, sempre que podia, para as mulheres entrarem ou saírem do veículo à noite. Ele disse se sentir mais confiante para continuar com a prática, quando solicitado. 

“Eu e alguns colegas parávamos para elas fora do ponto porque a gente tem que ter empatia com as pessoas. Nossas mães, esposas, filhas e sobrinhas também pegam ônibus. Só que a gente corria o risco de levar uma multa, né? Por isso, acho que essa medida é correta e faz prevalecer a tranquilidade no deslocamento delas”, concluiu.   

Além dos ônibus convencionais, a medida também é válida para os veículos das cooperativas do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) de Salvador, os chamados “amarelinhos”. “Infelizmente, as mulheres ainda são mais vulneráveis quando o assunto é segurança, e essa é uma medida que busca reduzir os riscos para as usuárias do transporte público no período da noite, especialmente nos horários em que há menos gente nas ruas”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller.

Skip to content