Semop e Limpurb fazem atividade para marcar início do Outubro Rosa

Para marcar o início do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização para a prevenção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Limpurb promoveram, nesta terça-feira (1º), na sede da empresa de limpeza urbana (BR-342), uma atividade voltada para seus servidores. Durante o evento, foram distribuídos folhetos informativos sobre como identificar a doença e informações sobre as entidades que atuam no seu combate e tratamento.

Os participantes da ação, que contou com a animação musical da Banda da Guarda Municipal, vestiram-se de rosa, como forma de chamar a atenção para o tema em destaque. Na abertura, a presidente da Limpurb, Kátia Alves, lembrou que, a cada ano, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil.

“Essa é uma grande preocupação em relação à saúde da mulher. No folheto que entregamos tem instruções de como fazer o autoexame. Espero que vocês façam porque, quando mais cedo a doença é identificada, mais sucesso tem o tratamento”, afirmou a presidente.

Servidora da Semop, a secretária Fabrina Braga disse que, sempre que há a oportunidade, costuma acompanhar palestras sobre o tema. “É importante procurar se informar até para passar a informação adiante, pois sabemos que, infelizmente, muita gente ainda sabe pouco sobre essa doença que é tão séria”, disse.

Já a vendedora autônoma Denildes Rocha soube do evento por uma amiga que é servidora e decidiu participar. Ele revelou que está hospedando uma amiga em tratamento de câncer de mama e quer saber mais para poder ajudá-la.

Ao final, aproveitando a grande concentração do público feminino, a titular da Delegacia de Apoio à Mulher de Brotas, Isabel Alice Pinho, fez uma palestra sobre violência doméstica, outro grande problema que atinge mulheres em todo mundo.