Semop faz manutenção em cemitérios municipais para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) está promovendo intervenções nos cemitérios de Salvador. Em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), os agentes vêm campinando, limpando e renovando a pintura de muro dos dez cemitérios municipais, localizados nos bairros de Paripe, Plataforma, Pirajá, Periperi, Itapuã e Brotas, além das duas unidades da Ilha de Maré, e das ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades.

As intervenções fazem parte do calendário de manutenção dos cemitérios, feita anualmente. No dia 2 de novembro, das 8h às 17h, famílias e amigos visitam os cemitérios em celebração ao Dia de Finados, para prestar mais uma homenagem ao ente querido que não está mais entre nós. Um dos locais de maior procura para velório e enterro, o cemitério do bairro de Plataforma está tendo ampliada a capacidade, com a construção de 945 novas gavetas, para atender a demanda. Há, ainda, um projeto para instalação de outras 1.120 gavetas, desta vez na estrutura em Paripe.

Investimento – Para o secretário da Semop, Alessandro Lordello, a manutenção das unidades nesse período especifico do feriado de finados é muito importante. “É a época em que teremos mais pessoas dentro das nossas unidades. Os cuidados são redobrados, para que possamos garantir conforto e segurança àqueles que irão visitar os seus entes queridos. Vale lembrar que a Prefeitura está ampliando os cemitérios e investindo mais R$1,2 mi na construção de novas gavetas”, destaca.

No início de outubro, os 50 sepultadores que atuam nos cemitérios municipais receberam um novo fardamento. A iniciativa partiu de um convênio da Prefeitura com a empresa Bahia Serviços, com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais.

Sepultamento e cremação – Para acesso aos serviços de sepultamento ou cremação, a família deve entrar em contato com a Central Sepultamento, através dos telefones para agendamento (71) 3202-4951, 3202-4952, 3202-4953 ou 3202-4954. O atendimento é das 8h às 16h, de segunda a domingo.

Em Salvador, a Prefeitura oferece gratuitamente o serviço de cremação, quando solicitado. São realizadas duas cremações por dia, processo fruto de uma parceria com o Cemitério Jardim da Saudade. A cremação pode ocorrer desde que haja manifestação do falecido, em documento público, feito em Cartório de Títulos e Documentos ou particular. Nessa hipótese, o termo deverá contar com a assinatura do declarante e de mais três testemunhas, todas com a firma reconhecida.

Na falta de uma manifestação em vida, a cremação somente é possível com a apresentação da documentação legalmente exigida e com a autorização dos parentes de grau direto, na sequência: cônjuge sobrevivente – seja ele(a) esposo(a) ou companheiro(a) legalmente reconhecido(a) –, pais, filhos e irmãos, desde que maiores de idade.

Os corpos só são cremados quando a morte é causada por doenças crônicas, como acidente vascular cerebral, parada cardíaca, insuficiência respiratória, câncer, diabetes, morte natural e similares. É obrigatório o guia de cremação.

Quando a morte decorre de acidente, homicídio, ou por causa indeterminada, considerada não natural ou violenta, precisa ser atestada por um médico legista e a cremação dependerá de autorização judicial e liberação da autoridade policial. O falecido a ser cremado não deve ter marcapasso ou qualquer outra prótese de metal.

Criado: 27 Outubro 2022