Semop inicia treinamento de ambulantes para Carnaval

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização (CLF), iniciou o treinamento de ambulantes que já se cadastraram para trabalhar no Carnaval 2014. O processo, que é feito através do site www.ambulante.salvador.ba.gov.br, recebeu até esta terça-feira (3) 1.800 cadastros nesta primeira etapa. A estimativa é de que até o fim do prazo, no próximo dia 12, deverão ser credenciados seis mil ambulantes e o treinamento é pré-requisito para receber a licença para trabalhar na folia de Momo em Salvador.

TREINAMENTOAMBULANTES0412

A capacitação tem como palestrantes o agente de Fiscalização da Semop, Roberto Guerreiro; a agente de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Neila Bispo Nascimento; e Benilson Silva Araujo, que é técnico de Referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Na ocasião, os participantes são orientados sobre como os licenciados deverão se portar com as novas mudanças e as novidades que envolvem os ambulantes.

Uma das iniciativas é a venda de alimentos exclusivamente dentro de quiosques fornecidos pela Semop. Os licenciados terão à disposição sanitários refrigerados em trailers localizados em pontos estratégicos do circuito, além de um kit com caixa térmica, boné, lona ou sombreiro fornecidos pela cervejaria patrocinadora. Os prepostos da Semop, Guarda Municipal e Polícia Militar vão coibir o comércio irregular na festa.

Com atuação há 20 anos no comércio informal, Roseane Tolentino, de 44 anos, considera as mudanças positivas. “É uma forma de dar mais comodidade aos que trabalham registrados”, comentou.