Semop lançará chamamento público para licenciamento de food trucks

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai lançar, na próxima quinta-feira (10), novo chamamento público para 22 vagas destinadas a proprietários de food trucks do município. Os convocados vão compor o Food Park, na Boca do Rio, que será inaugurado em breve no espaço do antigo clube do Bahia. Cada permissionário selecionado terá até dois anos de cessão de uso, podendo este prazo ser renovado.

O edital de chamamento público será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), e as associações do setor também foram convocadas para participar, com a divulgação entre os membros. “Os donos de food trucks esperaram muito por esse projeto, para que comecem logo a trabalhar”, disse a secretária da Semop, Marise Chastinet.

A gestora afirma que a elaboração do projeto levou em consideração áreas da cidade que poderiam comportar uma área gastronômica para que os veículos não se instalem em qualquer lugar. “Com a pandemia, aumentou o desemprego e com isso aumentou também o comércio informal. Por isso, nosso papel é bolar um projeto para acolher esses informais, então incentivamos através desta iniciativa, que é boa para a população, com visibilidade para a cidade e auxiliando famílias que precisam trabalhar”.

O presidente da Associação de Comerciantes do Imbuí e Food Trucks, Marcos do Carmo, afirma que a iniciativa da Prefeitura é fundamental para a cidade. “É importante a criação do Food Park para se ter um local que as pessoas possam frequentar, porque temos trailer em locais que não são convenientes, o que atrapalha e gera desgaste. Então ter um lugar onde eles possam trabalhar e gerar empregos é muito bom”.

Após o chamamento, os permissionários devem abrir um processo junto à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e à Vigilância Sanitária, que fará uma avaliação do caminhão antes do início do trabalho. Após a vistoria, o processo vai para a Semop para a cessão do licenciamento.

O Food Park reunirá hamburguerias, comida oriental, comida italiana, comida mexicana, comida árabe e comida brasileira, além de pastéis, pizza, açaí/sorvete, doces e salgados, crepe e tapioca, churrasco e cachorro quente. “Diversificamos bastante para termos um grande centro gastronômico em Salvador, onde o cidadão possa chegar e comer qualquer tipo de comida que venha a desejar. A ideia também é ter um parque para crianças e área para shows estilo voz e violão”, completou Marise.