Sempre aborda 47 famílias em situação de risco social no Festival Virada Salvador

No primeiro dia do Festival Virada Salvador 2023, ocorrido nesta quinta-feira (28) na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) abordou 47 famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, que resultaram em 33 cadastros e a identificação de cinco crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Foram também efetuados cinco encaminhamentos para os Centros de Convivência e outros 31 foram emitidos para os órgãos da rede do sistema de garantia de direitos.

Com a campanha Criança Não é Mão de Obra, foram realizadas atividades para identificar e evitar situações de vulnerabilidade e risco social, como o trabalho infantil. O grupo multidisciplinar de técnicos da área da assistência social realizou busca ativa, atendimentos e encaminhamentos com o objetivo de combater violação de direitos contra crianças e adolescentes durante o evento.

No Mirante Acessível, 24 pessoas com deficiência e mais 13 acompanhantes estiveram no espaço, totalizando 37 pessoas atendidas. O local equipado com rampa, sanitários adaptados, cadeiras, toldo, além de equipe para atendimento, garantiu segurança e uma vista privilegiada para o palco principal. O equipamento vai funcionar durante todos os dias do evento, atendendo à demanda espontânea, até completar a lotação.

Nos outros territórios, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) abordou 93 pessoas. Dessas, seis aceitaram fazer o cadastro, outras seis receberam encaminhamentos para a rede socioassistencial e 14 aceitaram a condução para uma das Unidades de Acolhimento Institucional (UAI).

O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, explicou que os técnicos da Sempre se revezam em plantões para efetuar ações de abordagem social e sensibilização de crianças, adolescentes e suas famílias, para prevenir, identificar e encaminhar, quando necessário, situações de trabalho infantil e de outras violações de direitos, dentro da Arena Daniela Mercury, e no entorno. “É importante também ressaltar que as demais áreas da cidade, onde há incidência de população em situação de rua e onde também serão realizadas festas de Réveillon, estão sendo monitoradas para garantir que o serviço socioassistencial chegue a quem mais precisa”, completa.

Criado: 29 Dezembro 2022