Logo Prefeitura de Salvador

Sempre promove ação especial pelo Dia da Mulher Negra neste sábado (23)

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Federação, realiza, neste sábado (23), a quinta edição do evento “Nossas Pretas têm Dendê”. A ação acontece a partir das 13h, na sede da unidade, localizada na Rua Aristides Novis, 13, Federação. 

A atividade é realizada em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrada em, 25 de julho. A data é um marco na luta contra o racismo, uma vez que, dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge massivamente a população negra, principalmente mulheres, incluídas as transexuais. 

Na programação do evento estão previstas roda de conversa, manifestações artísticas e culturais e a eleição da Miss Black Federação. O concurso de beleza reúne pessoas a partir de 14 anos, referenciadas no Cras Federação, incluindo a população LGBTQIA+. A vencedora representará o território em um conjunto de beleza, simpatia e empoderamento. 

De acordo com o titular da Sempre, Daniel Ribeiro, a iniciativa faz parte das ações da pasta para o combate ao racismo e promoção do exercício da cidadania, com foco no resgate da autoestima. “As mulheres negras são a maioria das assistidas em nossos equipamentos socioassistenciais. Assim, contribuímos para o empoderamento delas, passo importante na superação das vulnerabilidades”, pontua o gestor.

Skip to content