Sempre promove atividades pelo Dia da Consciência Negra

Como parte das ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promove dois grandes eventos nesta sexta-feira (19). As atividades acontecem por meio da Unidade de Acolhimento Institucional de Pirajá (UAI) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro da Paz.

Em parceria com o programa Avançar da Santa Casa da Bahia, o Cras do Bairro da Paz planeja uma tarde de ações de valorização da cultura afro, com a realização de oficinas diversas, a partir das 12h, e de um desfile de moda, por volta das 16h, com o tema Representatividade Black: A Desconstrução dos Padrões de Beleza e a Valorização das Raízes Negras. As atividades irão ocorrer em espaço situado na Rua da Paz, 15.

As oficinas serão de capoeira, do corpo negro na dança, tranças, turbantes e acessórios. Também haverá contação de histórias com personagens negros. Antes do desfile, as participantes terão aulas de produção de maquiagem e turbante e uma apresentação de capoeira e da negritude dançante – A Força da Dança Afro. A modelo profissional Carol Barreto – participante do Afro Fashion Day –  vai orientar o público em relação à participação no desfile, inspirando também novos talentos.

Vão desfilar na passarela duas atendidas pelo Cras do Bairro da Paz, uma idosa e uma adolescente, além de duas pessoas de cada instituição vinculada ao programa Avançar, da Santa Casa da Bahia.  As oficinas e desfile são atividades que complementam uma roda de diálogos sobre o Dia da Consciência Negra, que ocorreu no Cras do Bairro da Paz no último dia 9.

“A gente precisa combater e enfrentar o racismo todos os dias, mas é importante que no Novembro Negro tenhamos ações como essa, valorizando a nossa autoestima e beleza negra, mostrando que nós temos valor. Esse evento tem um caráter de mudar, porque toca e mexe com as pessoas. Depois dessa atividade, o relato que a gente tem dos participantes é de que gostaram muito, que se sentiram importantes, que ficaram empoderados. Tudo isso ajuda inclusive no enfrentamento a algum ato de racismo que venha a ocorrer”, opina a coordenadora do Cras do Bairro da Paz, Vera Lúcia Cidade.

UAI Pirajá – Na Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) de Pirajá, também haverá um desfile com a participação de 20 modelos, pessoas que são acolhidas em alguma das UAIs municipais e parceiras. O evento ocorre em parceria com o Ilê Aiyê e a Madá Negrif, que irão ceder as roupas e acessórios para os participantes. O desfile, com capacidade para 60 pessoas, está marcado para começar às 14h30 na UAI de Pirajá.

“A gente buscou trazer um evento que incluísse primeiramente a população de rua, que é o nosso público, marcando a importância da consciência negra. Nós também desenvolvemos atividades este mês sobre o Novembro Azul. Tentamos incluir o máximo de pessoas, da melhor maneira possível, de uma forma diversificada, trazendo a representatividade e mostrando a importância da discussão sobre o combate ao racismo e a qualquer outro tipo de preconceito. Teremos pessoas trans, homens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência”, afirma o coordenador da UAI de Pirajá. Murilo Bastos.

Ele lembrou que a atividade é anual e costuma ter uma boa adesão. “Em edições anteriores, os acolhidos se sentiram valorizados. Nós sentimos uma mudança na postura das pessoas, que passaram a ter uma aceitação melhor do próprio corpo, do cabelo de quem são. O fato de estar em situação de rua não deve reduzir o amor próprio dessas pessoas”, acrescenta.

CEU de Valéria – Na manhã desta quinta-feira (18), a Sempre, por meio do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU das Artes de Valéria), promoveu uma palestra para a comunidade sobre a Consciência Negra e outra sobre o Novembro Azul. O evento ocorreu por volta das 9h e contou também com a apresentação de capoeira e dança afro.