Sempre promove caminhada de alerta contra o trabalho infantil no Bairro da Paz

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza Esporte e Lazer (Sempre) promoveu, na manhã desta sexta-feira (29), uma caminhada no Bairro da Paz, entre a estação do metrô e o final de linha da localidade, em celebração aos 32 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), completados neste mês.

A ação teve como objetivo sensibilizar a comunidade para o enfrentamento ao trabalho infantil, com distribuição de materiais informativos sobre o tema. “O trabalho infantil é uma das piores formas de violação dos direitos das crianças e adolescentes. A ação junto à comunidade e a sensibilização da população são exercícios diários da secretaria, nas abordagens sociais e nos atendimentos às famílias em situação de vulnerabilidade, realizados nos equipamentos socioassistenciais”, declarou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

A técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Adriana Vieira, explicou que a ação conjunta foi proposta pelo Comitê de Combate ao Trabalho Infantil (Cicomti), presidido pela Sempre. O grupo tem a finalidade de formular e executar ações para erradicar o trabalho infantil, através da mobilização do setor público e sociedade civil.

Ela destacou que a caminhada no Bairro da Paz contou com a parceria do Instituto Clara Amizade, instalada na comunidade. “A adesão do bairro foi positiva”, avaliou Adriana.

Infância saudável – O evento teve a participação de alunos da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz e do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos. Foi o caso de Railan Santana, de 19 anos. O estudante disse que a caminhada ajuda a conscientizar as pessoas, no combate ao trabalho infantil, promovendo o direito de toda criança a uma infância saudável.

“É preciso ter consciência. Na minha casa, minha mãe começou a trabalhar com cinco anos e não teve estudo. Hoje ela está se alfabetizando, então é importante conscientizar, para não acontecer no futuro o que já ocorreu no passado”.

As amigas Laiana Alves e Maria Eduarda Araújo, de 13 anos, também acompanharam a caminhada e compartilham da mesma convicção. “Criança não deve trabalhar, tem que brincar, curtir a infância e estudar para ter algo na vida. É importante lembrar para todo mundo sobre isso. Hoje vejo muitas crianças nas ruas vendendo picolé e isso não é certo. Não pode acontecer”, afirmaram.

Parceiros – Estiveram presentes também representantes da diretoria de Proteção Social Especial, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e da Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB)

Além da Sempre, integram o Cicomti a Secretaria Municipal de Educação (Smed); Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec); Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ); Conselho Tutelar (CT); Ministério Público do Estado da Bahia (MPE); Ministério Público do Trabalho (MPT); Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT); Instituto Lar Fabiano de Cristo; e Associação os Amigos de Clara Amizade Brasil – Bahia (AACBA).