Sempre promove programação especial pelo Dia dos Pais

Para marcar o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (8), a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) promove uma programação especial nas unidades de assistência e acolhimento social. As ações têm como objetivo proporcionar momentos de interação e reflexão sobre os diversos contextos familiares e estabelecer e ampliar as relações sociais.

Nesta sexta-feira (6), na Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) de Amaralina, 35 idosos de 60 a 74 anos participam de dinâmicas em grupo e um almoço especial. Já no Abrigo D. Pedro II, em Piatã, acontece um almoço comemorativo, às 12h. No Centro Dia, no Parque Bela Vista, os pais e responsáveis dos usuários do serviço vão assistir filmes e participar de dinâmica em grupo, além de receber brindes.

Na quinta-feira (5), as atividades foram realizadas na UAI Pirajá. Um dos presentes era Antônio Manoel Rodrigues, de 62 anos. O arquiteto, natural de Portugal, relatou a alegria de celebrar a data num local seguro e acolhedor.

“Apesar da distância, sei a importância do dia. Minhas duas filhas moram em Portugal, tenho contato, elas estão criadas, têm as vidas delas e respeitam a minha escolha. Sabem que aqui estou sendo bem cuidado. As pessoas têm muito respeito pelos usuários, são dedicados, educados, carinhosos. Dentro da situação de vulnerabilidade que me encontro, não poderia estar em um lugar melhor”, disse.

Morando há oito anos no Brasil e desde o ano passado em Salvador, o assistido destacou o acolhimento recebido na UAI. “Tudo aquilo que preciso tenho aqui, não possuo nada para reclamar. Se nós precisamos de alguma coisa, os funcionários estão sempre prontos a fazer o possível para nos ajudar, por isso eu tenho muito a agradecer”, disse.

Acolhimento – Atualmente, 42 adultos do sexo masculino são acolhidos na UAI de Pirajá – a unidade tem capacidade máxima para assistir 50 pessoas. O coordenador Murilo Bastos explicou que o acolhimento é estabelecido pelo fluxo da Central de Vagas.

“Quando as pessoas chegam aqui, identificamos, junto com os técnicos, os problemas delas para dar o devido tratamento. Existem demandas de documentação civil, problemas de saúde, questões familiares. Então, nós trabalhamos esses cidadãos por todas as searas. Posteriormente, quando a vida já está organizada, se for de interesse deles, nós solicitamos um auxílio aluguel para que possam alugar uma casa e seguirem suas vidas, sendo acompanhados pelo Cras (Centro de Referência e Assistência Social)”, relatou Bastos.

Nas unidades, os assistidos recebem três refeições diárias, além de todo kit de material de higiene. “Nós realizamos atividades lúdicas e educativas, para que eles possam trabalhar as áreas cognitivas. A equipe é formada por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e advogado. Juntos, fazemos um trabalho coletivo, com o objetivo de resgatar aquele indivíduo de maneira efetiva”, completou.

Cuidado – O coordenador da UAI ressaltou a preocupação de não tornar as datas comemorativas em dias melancólicos. “Por ser uma data muito emotiva, não queríamos fazer um evento que remetesse a sentimentos negativos. Muitos estão longe dos filhos, das famílias, então a gente fez um evento divertido. Para isso, trouxemos música, selecionamos as canções, realizamos bingo com distribuição de brindes”, disse Bastos.

O assistido, Raimundo Oliveira, que mora na unidade há sete meses, falou sobre o momento. “Eu ia sair e desisti, fiquei para a festa. Ser pai é sempre motivo de comemoração. Aqui dentro também sou pai e filho. Somos uma grande família, um ajudando o outro.”

Emocionado, ele destacou o presente que recebeu da filha. “Falo sempre pelo celular. Ela me liga, pedindo a bênção e contando as novidades. Soube que ela se formou em Nutrição. Existe presente melhor do Dia dos Pais? É muita emoção. Também por isso, hoje é dia de festejar”, finalizou.