Sempre realiza atividades para mulheres em unidades socioassistenciais

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através das unidades descentralizadas que ofertam serviços socioassistenciais, realiza, de 8 a 13 de março, atividades que fomentam o aumento da autoestima e do empoderamento social e econômico das mulheres atendidas pelas unidades. Entre as ações estão palestras sobre protagonismo feminino, autoestima e conscientização sobre direitos e sobre combate à violência doméstica.

De acordo com o secretário da Sempre, Junior Magalhães, as mulheres formam o maior número de pessoas atendidas nas 65 unidades descentralizadas da Secretaria. “Elas também compõem mais de 77% das responsáveis pelas inscrições do Cadastro Único, apresentando, desta forma, algum nível de vulnerabilidade social, como as situações de pobreza ou extrema pobreza. Por esse motivo, promover ações e atividades que realizam atendimentos, estimulam o autocuidado, conscientiza sobre direitos e ainda gera oportunidade de trabalho e renda, provocando o sentimento de valorização e assim elas adquirem a confiança necessária para traçar e iniciar atividades para o seu desenvolvimento social, familiar e comunitário”, frisou.

Nesta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, as atividades ocorreram nos Restaurantes Populares de São Tomé de Paripe e Pau da Lima; nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Lagoa da Paixão, Valéria, Ilha de Maré e Pau da Lima; e nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) Boca da Mata.

Atendida pelo CRAS de Pau da Lima, Geni Barbosa participou da atividade desenvolvida pela parceria entre o Restaurante Popular e a unidade. Após a palestra sobre a “A mulher na contemporaneidade e suas lutas históricas”, que abordou temas como violência contra mulher, mercado de trabalho e empoderamento, ela declarou a importância da iniciativa. “Eu precisei viver 72 anos para assistir uma palestra dessa, muito boa, maravilhosa. Muitas vezes eu passei por tudo isso, e nem sabia, achava que estava errada, que não sabia fazer as coisas, mas acabei de compreender, hoje, que nem era eu”, concluiu.

Programação:

– 9/3/2023 (quinta-feira) – 14h – Cras Itapuã
Palestras sobre protagonismo feminino, autoestima e conscientização sobre direitos.

– 10/3/2023 (sexta-feira) – 9h às 12h e 13h30 às 16h60 – Cras Paripe
Oficina de maquiagem;
Palestra sobre controle financeiro;
Atividade para cuidado com a mente e o corpo.

– 13/3/2023 (segunda-feira) – 13h – Creas Boca da Mata
Palestra sobre o Combate à Violência Doméstica e Questões Jurídicas