Semur lança novo slogan contra discriminação

Uma nova campanha já esta sendo veiculada pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), no sentido de combater o racismo e a violência contra a mulher e LGBT. O slogan “Dá um tempo. Não existe mais lugar para o preconceito”, visa sensibilizar a população para combater qualquer tipo de preconceito de gênero ou raça.

A ação já fez sua estreia na 12ª Parada Gay da Bahia, realizada no domingo (9) e também chama atenção para o trabalho desenvolvido pelo Observatório de Discriminação Racial, com vistas ao Carnaval 2014. As denúncias podem ser comunicadas pelo telefone 4009-2600 ou pelo e-mail racismo.lgbt@salvador.ba.gov.br.

Projeto – Iniciado em 2006, o Observatório da Discriminação Racial, da Violência Contra a Mulher e Homofobia é instalado principalmente nos circuitos do Carnaval. A ação é realizada através da atuação de equipes de observadores ao longo do circuito, que fazem o registro e levantamento dos casos que ocorrem durante a festa. Os dados são avaliados e fazem parte de um relatório que auxilia a Semur a elaborar políticas públicas para combater o problema.

Atualmente, está sendo preparada uma nova unidade permanente para acompanhamento das ocorrências e combate a qualquer forma de discriminação durante todo o ano. Segundo dados do Observatório Racial, no carnaval de 2013, foram relatadas 297 ocorrências, sendo 241 por racismo, 53 de violência contra a mulher e três de violência contra LGBT.