Semur outorga empresas com Selo da Diversidade LGBT

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) realizou, na quinta-feira (22), a cerimônia de outorga da primeira edição do Selo da Diversidade LGBT+, que tem como objetivo certificar empresas com comprometimentos na promoção da diversidade de gênero na própria equipe organizacional. O evento aconteceu no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, e participaram da cerimônia a secretária da Semur, Ivete Sacramento; a secretária da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, e demais representantes da gestão municipal, de instituições privadas e da sociedade civil.

Mais de 30 empresas receberam a certificação do Selo da Diversidade LGBT+. Dentre elas está a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Instituto A Mulherada, o Centro Universitário UniJorge, a Uber Brasil, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Sindicato dos Bancários da Bahia.

Durante a fala sobre “O compromisso da Prefeitura com a inclusão”, Ivete Sacramento reforçou que a iniciativa marca um dia histórico em Salvador, devido ao compromisso e confiança das empresas certificadas na instalação do programa de diversidade em suas repartições e na inclusão do público LGBT nos processos de emprego e renda e combate à LGBTfobia.

“Sabemos que temos um atraso de séculos no reconhecimento de políticas públicas para pessoas LGBT. Implantamos políticas públicas para esta comunidade em Salvador a partir do ano de 2013, através da Reparação. Reparar é você devolver historicamente o que lhe foi tirado. Por isso, a Semur está envolvida nesse processo de implantação de políticas públicas e, hoje, de forma em conjunta, reafirmamos esse compromisso com esses parceiros”, declarou a titular da Semur.

O presidente do Conselho Municipal LGBT, Walter Pinto Jr., reforçou as vantagens desta iniciativa para as empresas. Para ele, a instituição que possuir o selo demonstra à sociedade o compromisso com a responsabilidade social, além de garantir maior lucratividade, inovação com equipes diversas e posicionamento da empresa.

“À medida em que ofertamos este selo para essas organizações, que possui o compromisso real através de plano de ações, práticas inclusivas e promoção dessas pessoas, estamos garantindo o estado de direitos de segurança, acesso, liberdade de expressão e a garantia dessas pessoas”, disse Walter Pinto Jr.

Compromisso – Representando a empresa de telemarketing Atento, a colaboradora Pétala Silva salientou a importância de a empresa estar recebendo a outorga do selo. “Precisamos conquistar, garantir e definir nossos espaços. Na Atento me sinto acolhida e representada neste processo”.

A promotora de justiça em defesa da população LGBT do MP-BA, Márcia Regina Ribeiro Teixeira, lembra da responsabilidade do órgão no combate à LGBTfobia. “Esse selo representa a obrigação e dever do Ministério Público da Bahia em atender todas as demandas que nos chegam para trabalharmos com respeito, dignidade e acolhimento devido”.

Selo – O Selo da Diversidade LGBT+ é essencialmente uma política voltada à sensibilização das instituições, a fim de que desenvolvam ações de combate à LGBTfobia, assim como a inserção e promoção da população LGBT+ em seu quadro funcional. O programa é instituído através do Decreto 35.071/2022 que visa reconhecer publicamente as ações de promoção da equidade de orientação sexual e identidade de gênero na gestão de pessoas e marketing das empresas e organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade do Salvador.

Para aquisição do selo, as empresas, associações civis e entidades públicas precisam assinar um pacto pela valorização da diversidade LGBT+, apresentar um diagnóstico censitário com o perfil LGBT+ do quadro de empregados, prestadores de serviço e quaisquer outros colaboradores. Devem também apresentar um plano de trabalho, para o período de janeiro a dezembro de cada ano, informando as metas a serem alcançadas, com o respectivo cronograma e estratégias para o enfrentamento das desigualdades.

“Essa é uma grande conquista, visto que contempla uma comunidade com dificuldade de entrar no mercado de trabalho, devido ao estigma. Por outro lado, notamos hoje empresas com uma tendência a contratar profissionais LGBT, com foco nas habilidades, na atenção e dedicação desses profissionais. Com esse programa, queremos aproximar cada vez mais essa comunidade às corporações”, afirma o gestor do Centro Municipal LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira.

Criado: 23 Setembro 2022