Logo Prefeitura de Salvador

Semur promove 6º Encontro do Selo da Diversidade Étnico-Racial

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu, na manhã desta quarta-feira (31), o 6º Encontro do Selo da Diversidade Étnico-Racial. O evento foi realizado na modalidade virtual e trouxe como tema a importância da diversidade racial no setor de Tecnologia e Informação (TI), com dicas para recrutamento e seleção de talentos diversos.  

Entre os participantes estiveram a CEO e fundadora do Afroya Tech Hub Profissional de Gestão de Pessoas, Andreza Rocha e Juliano Costa, Talent Source Senior da Zup Innovation e ex-membro da Meta (Facebook). A mediação ficou por conta de Jeferson Bispo, Analista de D&I na Cubos Tecnologia. 

De acordo com a Semur, o tema foi escolhido devido ao crescimento da demanda por profissionais de TI, no período da pandemia, aliado à falta de diversidade no setor. O encontro, que reuniu empresas, principalmente as certificadas com o selo, serviu para estimular a discussão, reflexão e ações que venham a combater o racismo, valorizar a equidade e a diversidade étnico-racial nas organizações. 

O coordenador de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da Semur, Alison Sodré, lembrou que a falta de participação dos negros, na produção de recursos tecnológicos, é um dos principais fatores de incentivo à construção de algoritmos “enviesados”, como ele classifica. 

Ações concretas – “O ponto crucial não está nos algoritmos em si, mas na forma como e por quem são construídos. É fundamental que empresas invistam na promoção de maior representatividade e diversidade nas suas equipes”, defendeu o coordenador. Segundo Alison, principalmente as empresas e setores de tecnologias devem pensar e realizar mais ações concretas, que resultem em times mais diversos e inclusivos. 

Para a coordenadora do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), Oilda Rejane, a participação dos membros do Comitê do PCRI no encontro, como uma das estratégias de qualificação continuada do programa, é fundamental no combate ao racismo estrutural. “Uma maior qualificação dos membros do comitê sobre equidade e tecnologia da informação é uma importante ferramenta de reparação, tendo em vista as desigualdades étnico-raciais historicamente construídas”. 

O mediador, Jeferson Bispo, considerou extremamente gratificante a experiência como mediador do encontro, representando pessoas negras. “A Cubos faz parte do Selo da Diversidade e, pensando na equidade racial no contexto da tecnologia, sempre me vem uma sensação de esperança”, revelou. 

Entusiasta – Na explanação, Andreza Rocha afirmou que há muito o que se falar sobre o tema, mas que antes é preciso trazer as perguntas, para depois chegar às respostas. Ela, que é entusiasta da diversidade, equidade e inclusão, no ecossistema de TI, afirmou que, quando se fala em equipes plurais, é preciso trazer pessoas para o mercado, mesmo que não haja preparo para formar essas equipes. 

“Estamos criando produtos, serviços e artefatos excludentes, pela falta de diversidade. A falta de pluralidade prejudica a economia e a diversidade e inovação, é ruim para todo um ecossistema. A minha empresa trabalha com a ideia de ter mais pessoas negras nas inovações tecnológicas, liderando os times e pensando antes de fazer”, disse. 

Contexto social – Por sua vez, Juliano Costa falou sobre o recrutamento nas empresas. “Sempre procuro fazer com que a empresa entenda o contexto social das vagas que estamos trabalhando. São vagas que existem poucas representações de grupos e no final o produto pode não ser construído para nossa população. Eu penso muito que é importante estar nesses locais”, destacou. 

O encontro virtual reuniu ainda membros do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) da Prefeitura, que assistiram ao evento como parte da qualificação do mês de agosto do programa. Há dez anos, o PCRI atua para combater o racismo institucional, além de promover a igualdade racial, em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. Mais detalhes podem ser conferidos no site www.reparacao.salvador.ba.gov.br .

Criado: 31 Agosto 2022

Skip to content