Serviço de testagem contra Covid-19 na UPA Barris é ampliado

A tenda de testagem contra a Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris, centro de Salvador, teve ampliado para 300 o número diário de exames para detecção da doença, a partir desta segunda-feira (21). O horário de atendimento também mudou: começará às 8h e será finalizado após a realização de todos os exames. No local, uma equipe multiprofissional vai acolher os pacientes com diagnóstico positivo.

Ao todo, 642 testes foram realizados entre sexta e domingo, três primeiros dias de funcionamento, no ponto de testagem da UPA Barris. Desse total, 364 foram positivos para a doença.

O exame é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentarem resultado positivo serão atendidas por um médico, que vai passar as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, será avaliada a necessidade de encaminhamento para UPA ou internamento hospitalar.

O titular da pasta, Decio Martins ressalta que esse reforço na assistência dos soteropolitanos visa a detecção precoce do vírus, além de conter a disseminação entre os cidadãos. “Apelamos para que a população colabore. Se estiver com sintomas, utilize os equipamentos de proteção, faça o teste e, em caso de resultado positivo, faça o isolamento para uma boa recuperação. Paralelamente, para evitar o contágio e a superlotação das unidades, o cidadão deve se vacinar contra o vírus – são mais de 100 postos mobilizados para ofertar o imunobiológico na capital baiana”.

Além do novo ponto de testagem, o serviço também pode ser encontrado em mais de 40 postos de saúde espalhados pela cidade com cerca de 100 exames ofertados em cada unidade. A lista completa é atualizada diariamente e divulgada nas redes sociais da Prefeitura, veículos de comunicação e no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Criado: 21 Novembro 2022