Serviço Família Acolhedora encontra lar provisório para recém-nascido

Na tarde desta segunda-feira (21), a Prefeitura, por meio da Fundação Cidade-Mãe (FCM), realizou mais um acolhimento familiar de um bebê que está agora sob os cuidados de um jovem casal, através do Serviço Família Acolhedora. Após a testagem negativa destes para a Covid-19, concretizou-se o acolhimento do recém-nascido que agora vai desfrutar de um lar, onde receberá amor e cuidado.

O casal, de 27 e 33 anos, realizou a inscrição no final de 2019 e finalmente este ano conseguiu acolher um bebê. “Nos inscrevemos com o objetivo de suprir uma necessidade que é direito de todas as crianças, que é um seio familiar. Temos certeza que de alguma forma vai fazer diferença na vida dele”, contou.

De acordo com o diretor de Proteção Especial da FCM, Mateus Castro, o serviço busca oportunizar esperança, cuidado e proteção até que a criança seja restituída à sua família de origem. “Queremos garantir para essa criança um lar provisório, onde ela receba amor de família e todos os cuidados que precisa”, disse.

Programa – O Família Acolhedora é desenvolvido pela FCM, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A intenção é instruir as famílias residentes em Salvador que tenham interesse em acolher em sua residência crianças e jovens entre 0 e 18 anos incompletos, que estão afastados de seu seio familiar por meio de medidas protetivas judiciais, até que elas possam voltar para sua família de origem.

Para se tornar uma Família Acolhedora, é necessário participar do processo de habilitação, capacitação e seguir alguns requisitos, como ser maior de 21 anos, não possuir vínculo de parentesco com a criança ou adolescente no processo de acolhimento, dispor de tempo para oferecer proteção e residir em Salvador há mais de dois anos. Além de apresentar declaração de não interesse na adoção e nem estar habilitado para adotar, será preciso comprovar também condições físicas e mentais saudáveis para acolher em segurança.

O processo de habilitação pode ser iniciado através de cadastro no site www.familiaacolhedora.salvador.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3202-2429. É possível também entrar em contato pelo endereço de e-mail familiaacolhedora.fcm@salvador.ba.gov.br . Desde o início do programa, já foram acolhidas quatro crianças de forma provisória.