Logo Prefeitura de Salvador

Serviços especiais para Fan Fest e jogo na Fonte Nova estão garantidos

O final de semana será movimentado em Salvador em função da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (04), tem jogo decisivo do Brasil, e parte do público deve acompanhar na área da Fan Fest, na Barra. Já no sábado (05), baianos e turista irão à Arena Fonte Nova assistir à partida entre Holanda e Costa Rica. Quem preferir também poderá acompanhar o jogo do telão montado no Farol da Barra.

 

Os eventos realizados em Salvador contam com o apoio dos órgãos municipais que atuarão de forma articulada para garantir seu bom funcionamento. Veja a seguir quais serviços serão disponibilizados pela Prefeitura para quem vai à Arena Fonte Nova e à Fan Fest.

Saúde – Para garantir a assistência e vigilância à saúde de soteropolitanos e turistas durante o evento esportivo, a Prefeitura destacou cerca de 160 profissionais para atuar exclusivamente na execução do plano operativo para cada jogo da Copa em Salvador. Eles irão operar no SAMU e nos Postos Móveis Avançados (PMA’s) no Campo da Pólvora (em frente ao Fórum Ruy Barbosa), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), próximo à Codesal, e no Vale dos Barris, na saída da Estação da Lapa.

Nos dias do Fan Fest também é instalado um PMA no cruzamento da Avenida Marquês de Leão com a Rua Dias D’Ávila, com cinco leitos e uma ambulância de suporte básico do SAMU. No entorno do evento funciona ainda um posto móvel como referência para o Projeto Proteja o Gol, que pretende realizar dois mil testes rápidos para HIV/AIDS e distribuir cerca de um milhão de preservativos para prevenção de novos casos durante a Copa do Mundo. Os serviços na Barra funcionam das 12h às 23h.

Além disso, outras dez unidades de urgência e emergência 24 horas funcionarão como retaguarda para as ocorrências de maior complexidade que demandarem avaliação com especialistas e/ou exames complementares.

Trânsito e transporte – A Transalvador atua para assegurar o monitoramento e fluidez do trânsito nos dias de realização de jogos em Salvador e também na Barra, onde acontecem a Fan Fest. Nos dias de jogos na Arena Fonte Nova, as barreiras nas vias próximas do estádio são montadas 5 horas antes do início da partida e liberadas uma hora após o término.

Como acontece nos dias de jogos do Brasil, nesta sexta-feira (25) serão intensificadas.as blitze de alcoolemia, que já acontece rotineiramente em diferentes pontos da cidade, em especial nas áreas de maior fluxo de veículos. A Transalvador também é responsável pelo monitoramento dos ônibus especiais e convencionais, assim como dos táxis. Quem se envolver em algum acidente ou desejar fazer denúncias sobre problemas com o transporte coletivo e de táxi pode entrar em contato com a Transalvador através do telefone 118.

Limpeza – A Limpurb realiza o serviço de limpeza no entorno da Arena Fonte Nova, antes e depois dos jogos, e também na área da Fan Fest. Quem acompanha os jogos e assiste aos show no Farol da Barra conta um total de 102 sanitários químicos instalados pela Limpurb, sendo 68 femininos e 34 masculinos. Além desses, foram instalados mais dez sanitários convencionais (climatizados).

Poluição sonora – Durante a Fan Fest e os jogos da Copa, a Sucom tem atuado na fiscalização da poluição visual, da poluição sonora e no combate à publicidade irregular. A Sucom também está atenta à venda de marcas não autorizadas, de acordo com a legislação federal referente à realização da Copa da Fifa no Brasil.

Skip to content